81% dos estudantes alfabetizados na idade certa

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Falta pouco para que o mapa do Ceará alcance por completo o nível desejável de Alfabetização. Dos 184 municípios, 177 alcançaram essa meta. Sobram apenas sete. Cerca de 81% dos estudantes cearenses encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano. É o dobro, se comparado com o início do Programa de Alfabetização na Idade certa (Paic), em 2007, quado eram apenas 40%.

Houve também redução no número de Alunos com baixo índice de aprendizado. Caiu de 47,4% em 2007, para 8,8%, em 2011. Os dados fazem parte do Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) de 2011, divulgado ontem pelo Governo do Estado.

Para o governador Cid Gomes, os números representam o esforço cotidiano de Professores e Alunos. “Os resultados demoram a acontecer na Educação.

 

Estamos vivendo uma revolução”, classifica. O desafio agora, segundo a secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, é a igualdade dos resultados. “Nossa meta agora é elevar a média”, destaca. Em 2011, as turmas do 2º ano alcançaram 177,1 pontos. Em 2010, foram 162,6.

Nova Olinda lidera o ranking de municípios com melhor desempenho na avaliação do 2º ano, com 282,4 pontos. Para a secretária municipal da Educação de Nova Olinda, Vanda Lúcia Sampaio Oliveira, é preciso vontade política. “Tem que ter investimento e compromisso”, diz. O município figura entre os primeiro colocados desde 2010. O mesmo ocorreu com Jijoca, Solonópole, Mucambo e Deputado Irapuan Pinheiro.

Entre os Alunos do 5° ano, também houve avanço no nível de aprendizado de português e matemática. Em 2010, apenas um município estava no nível adequado. Em 2011, são 12. Na disciplina de português, 22,2% das crianças estão em nível adequado. Em matemática, 18,5%.

“Estamos em processo contínuo de construção do currículo e capacitação dos Professores”, pontua Izolda Cela. Ao todo, 244.785 Alunos do 2º e 5 º ano de 4.519 Escolas públicas participaram da avaliação da Seduc.

Na escala da Alfabetização, os municípios são classificados por cinco níveis. Abaixo de 75 pontos – Alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – Alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário; de 125 a 150 – suficiente; acima de 150 –desejável. Já no resultado do 5º ano, os municípios são identificados por quatro níveis em relação à Língua Portuguesa e Matemática.

Escola nota 10

As Escolas com os melhores resultados de Alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar, foram premiadas com o título de Escola Nota 10. A premiação é destinada as 150 Escolas com melhor média, que recebem R$ 2 mil por cada Aluno avaliado pelo Spaece.

 
A titular da Seduc lembra que no ano de implantação do prêmio ão foi possível alcançar a cota estipulada, apenas 148 Escolas atingiram o perfil. Em 2011, mais de 850 estavam elegíveis.

Índice sobe, mas é o segundo pior

A maior cidade do Estado teve o segundo pior desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) 2011. Os números, divulgados ontem, em solenidade no Cambeba, apontaram que Fortaleza, apesar de ter subido 8,6 pontos em comparação a 2010, desceu dois lugares no ranking. Foi de 131,7 para 140,3 e caiu da posição 181 para a 183. Só ficou acima de Parambu (137,9 pontos).

Mesmo com a queda de classificação, a Capital ainda conseguiu se manter no nível considerado “suficiente” pelo Spaece-Alfa. Para a titular da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Izolda Cela, houve avanço em Fortaleza e isso não pode ser desprezado. “Não podemos comparar Fortaleza com outros municípios, porque tem todo um grau diferente de complexidade”, ponderou.

Em 2008, a média de proficiência dos Alunos da rede pública municipal foi 122,3 pontos. Nesse ano, Fortaleza ficou na 89ª posição. Já em 2009, o Município despencou. O índice foi para 118,5, deixando a Capital em 171º lugar. Em 2010, houve um aumento na média, com queda na classificação, como em 2011. Com isso, o Município saltou do “intermediário”, em 2008 e 2009, para “suficiente”, em 2010. E permaneceu na mesma classificação ano passado.

O índice do 5º ano, que foi avaliado pela primeira vez no ano passado, é de 120,2. A média leva em consideração o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado foi considerado “muito crítico”, de acordo com os níveis de desempenho. Durante o Mutirão Anual Fortaleza Bela nos Bairros Contra a Dengue na Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), a prefeita Luizianne Lins, avaliando os resultados do Spaece-Alfa, ressaltou que é preciso ponderar o tamanho da rede e os avanços nos últimos anos. “São mais de 220 mil Alunos e nós estamos crescendo na qualidade de Ensino”.

Ela reconheceu, no entanto, que ainda é preciso reforçar a qualidade das melhorias que começaram a ser implementadas. “É salário para Professor, com incorporação de aditivo. É tirar o sábado dando mais tempo para eles estudarem. É a Escola reformada. É o fardamento Escolar. É a biblioteca. Coisas que já estamos implantando no nosso governo”, afirma.

O titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Elmano Freitas, que estava presente no mesmo evento, ponderou, destacando a quantidade de Escolas que há em Fortaleza, em comparação aos outros municípios. Para ele, os resultados são positivos, pois houve crescimento.

 

 “É a prova de que estamos tendo resultados melhores dos nossos Alunos”, ressalta. O secretário admitiu, no entanto, que há desafios. “Temos que continuar valorizando o Professor, dando a ele condição de planejar e ter formação continuada”.

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