Raio X da Educação

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Uma nova radiografia do ensino público mineiro foi divulgada no na ultima terça-feira, 02. Os dados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) apontam redução no desempenho dos alunos dos níveis fundamental e médio em português e matemática, no comparativo entre o ano passado e 2010. Apesar da queda, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) afirma que o índice é superior ao de 2006, data do início das avaliações.

 

No 5º ano do ensino fundamental, a média de desempenho em matemática caiu de 235,10 pontos, em 2010, para 232,90 pontos, no ano passado. Mesmo com a diminuição, o aprendizado está dentro dos parâmetros recomendados. No fim desta etapa do ensino (9º ano), houve redução de 268,89 pontos para 264, padrão considerado intermediário pela secretaria. Em 2006, os índices eram de 196,49 e 246,33, respectivamente.

 

Em português, os alunos da primeira série avaliada passaram de 217,08 para 214,30. Já no 9º ano, o desempenho caiu de 255,66 para 253,90. Todos dentro do nível intermediário. Na comparação com 2006, houve elevação, já que, na época, os estudantes do 5º ano alcançaram média de 190,05 e do 9º ano, 242,74.

 

No ensino médio houve também reduções no comparativo das duas disciplinas. Os alunos do 3º ano da etapa final do nível básico obtiveram média de 282,25 em 2010 e 271,40 ano passado, em português – pontuação de padrão intermediário. Em matemática, a nota passou de 290,64 para 284,80 no comparativo dos dois últimos anos – desempenho considerado baixo pela SEE. Em 2006, os números ficaram na casa dos 267,64 pontos em português e 274,66 em matemática.

 

Em 2011, o índice médio de participação dos estudantes da rede estadual nos exames de desempenho em língua portuguesa foi de 85,67% e de 85% em matemática. Nas redes municipais das 853 cidades do estado, o índice médio para português foi 87,86% e para matemática foi de 87,49%.

 

A redução nos níveis de aprendizagem está sendo analisada por técnicos da secretaria, que promete intervenções em todas as etapas de ensino para reverter os resultados. “Fizemos avaliações para tentar buscar explicações, mas nenhuma das hipóteses levantadas, como a greve dos professores ou as chuvas que atingiram o estado, têm correlação com a queda. Acredito que houve um conjunto de fatores que, de forma aleatória, interferiu no desempenho. A queda foi muito pequena e continua havendo uma tendência de crescimento no estado, na comparação histórica com 2006”, explica a secretária-adjunta de Educação, Maria Céres Pimenta Spínola Castro.

 

Entre as apostas para melhoria dos resultados, o estado aponta o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), desenvolvido em todas as séries do ensino fundamental e o projeto Reinventando o ensino médio, que está sendo desenvolvido em 11 Escolas da região Norte. “Vamos estudar caso a caso, mas o ensino médio mostra que precisamos de fazer uma intervenção mais radical. Assim como no restante do Brasil, Minas deve alterar o currículo básico e aumentar o tempo de permanência na Escola para que essa etapa da Educação básica passe a fazer sentido para o jovem”, conclui Maria Céres.

 

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