Provão do professor dará bolsa de R$ 100,00

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Exame, destinado a docentes de 1.ª à 4.ª séries, será realizado no início de 2004  
 
 
Em meio a discussões sobre acabar ou não com o Provão, o Ministério da Educação (MEC) criou o que já está sendo chamado de provão dos professores. A partir de 2004 os formandos de cursos de licenciatura precisarão passar por um exame específico, obrigatório para a obtenção do diploma. Os professores formados terão participação voluntária no teste. Para incentivá-los, o MEC oferecerá bolsa mensal – com valor aproximado de R$ 100,00 – para os aprovados.

O primeiro Exame Nacional de Certificação de Professores da Educação Básica será realizado entre janeiro e fevereiro, apenas para docentes de 1.ª a 4.ª séries do ensino fundamental. Será uma espécie de teste para a aplicação posterior em formandos de licenciatura. Segundo a chefe de gabinete da Secretaria do Ensino Fundamental do MEC, Renata Braga Santos, a estimativa é de que 500 mil professores façam a primeira prova.  
 
“Os aprovados terão uma carteirinha do Estado brasileiro mostrando sua qualidade diferenciada“, disse Renata. O formato, o conteúdo e a metodologia do exame ainda estão sendo estudados. Haverá apenas uma prova para todo o País. O MEC decidiu investir no professor após a última avaliação do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), segundo a qual 59% dos alunos de 4.ª série são ainda analfabetos. O projeto prevê a montagem de uma rede de formação continuada, com apoio das universidades. “Vamos criar um círculo virtuoso: o professor faz o curso, passa no teste, ganha bolsa, ascende na carreira.“ O certificado – com duração de cinco anos – servirá também como critério em processos seletivos e promoção do profissional. O exame poderá ser feito por professores do ensino fundamental e médio das redes pública e particular.  

Menu de acessibilidade