Dorina Nowill fecha parceria para aprimorar os livros Daisy

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Fundação Dorina Nowill para Cegos desenvolve uma parceria com a organização americana Benetech para começar a oferecer os livros digitais Daisy em iPads, da Apple, e aparelhos que utilizam o Android, sistema operacional do Google.

 
Os livros no formato Daisy possuem ferramentas que viabilizam o acesso a textos por parte de pessoas com algum tipo de limitação à leitura. Entre as ferramentas há diversos níveis de ampliação de caracteres e a leitura da obra em voz sintetizada. Por enquanto, no Brasil, os livros Daisy são oferecidos apenas em CD.
 
Segundo Pedro Milliet, responsável pela arquitetura de informação do livro digital da Dorina Nowill, a parceria com a Benetech visa desenvolver aplicativos em português e espanhol para o uso dos livros Daisy em tablets e celulares. Segundo ele, a criação desses aplicativos é fundamental para que mais pessoas com restrições à leitura tenham acesso a livros. “Hoje em dia, quem não carrega um celular?”, pergunta.
 
Outro ponto que deve ampliar esse acesso, segundo Milliet, é o fato de que a terceira e mais nova versão do sistema ePub, que é o mais utilizado para a produção de livros digitais, contêm as ferramentas do formato Daisy. Em outras palavras, qualquer e-book poderá incluir mais facilmente a leitura em voz sintetizada e elementos como marcadores de página especiais.
 
A Fundação Dorina Nowill pretende iniciar a produção de livros em ePub em 2012. Atualmente, ela oferece 1,2 mil títulos no formato Daisy e soma 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente aos deficientes visuais.
 
Recentemente o DAISY foi adotado pelo Ministério da Educação como um dos formatos para livros aprovados no Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

 

Menu de acessibilidade