Baixo número de computadores conectados a internet é barreira nas escolas, diz pesquisa

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O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou na ultima terça-feira (9) os resultados da pesquisa TIC Educação , realizada em 497 escolas públicas brasileiras, sobre os usos da internet no seu dia a dia.

 

O levantamento, feito pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mostra que, apesar de 81% das escolas possuírem laboratório de informática, os problemas de infraestrutura são considerados o maior empecilho para uma maior utilização. Entre as principais barreiras, estão o baixo número de computadores conectados a internet e a velocidade de conexão.

 

De acordo com a pesquisa, 86% das unidades com laboratório de
 informática possuem acesso à rede. Para Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br, é preciso superar o modelo atual. – Embora este modelo esteja consolidado como política pública, os resultados apontam a necessidade de superá-lo, por meio do incentivo da utilização pedagógica da tecnologia, já que o cotidiano do ensino-aprendizagem atualmente se desenvolve principalmente dentro da sala de aula e não no laboratório de informática – defende Barbosa.

 

O uso de computadores em sala de aula por parte dos alunos também é precário. Atividades em que os estudantes assumem papel de agentes no processo de aprendizagem, como debates e jogos educativos, possuem uma frequencia significativamente menor do que aquelas focadas no professor. Além disso, aulas expositivas, interpretação de texto, exercícios práticos e de fixação do conteúdo, muito comuns nas escolas, também apresentam baixo uso do computador e da internet.

 

Os próprios professores reconheceram que a principal limitação para um maior aproveitamento das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) na escola está ligada ao seu nível de conhecimento sobre as possibilidades de uso das tecnologias. E 64% deles concorda que os alunos sabem mais sobre computador e internet do que eles. Para desenvolver suas habilidades, os docentes também não contam com apoio institucional: 75% afirmaram que os colegas são os que mais auxiliam na melhora de seu desempenho.
 

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