Nova prova do Enem será em dezembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Lista de alunos que enfrentaram erro no exame do dia 6 tem 2.817 nomes até agora; exame será no próximo dia 15. Candidatos que estão na lista para a avaliação e optarem por não fazer a prova terão o gabarito da primeira corrigido.

 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) definiu ontem a data da nova prova para os prejudicados por erros no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano: 15 de dezembro. O novo exame substituirá o realizado no dia 6 deste mês e será composto por questões de ciências humanas e ciências da natureza.

 

A prova será aplicada apenas para estudantes que receberam cadernos com erro de impressão. Por enquanto, apenas 2.817 estudantes dos mais de 3 milhões que fizeram a prova no início do mês foram identificados nessa situação. Na semana passada, o MEC (Ministério da Educação) estimativa que 2.000 alunos tinham sido prejudicados com o erro. Para chegar ao número de 2.817 estudantes, o MEC afirma ter verificado aproximadamente 116 mil atas dos locais onde o exame foi aplicado.

 

ATAS

 

De acordo com o ministério, os fiscais registraram nas atas os nomes dos estudantes que receberam o caderno de provas com erro de impressão e não conseguiram trocá-lo. Como as atas dos locais de prova continuam a ser analisadas, a lista de estudantes que terão direito a uma nova prova do Enem poderá crescer.

 

Ela será concluída na semana que vem. Todos os candidatos que poderão fazer o novo exame serão contatados pelo Inep, por e-mail, mensagem de texto e telefone. Quem está na lista para a nova prova e decidir não fazê-la, terá o gabarito anterior corrigido.

 

QUARTA-FEIRA

 

Como o dia do exame vai cair numa quarta-feira, os alunos que trabalham vão receber uma declaração de comparecimento para justificar a ausência no trabalho. O MEC manteve as normas do Enem para a prova do dia 15. Os candidatos terão de se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova e levar o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep). Os alunos também terão de levar documento de identidade com foto e caneta esferográfica preta. O uso de lápis, borracha, calculadora e outros itens continua proibido.
 

CALENDÁRIO

 

O Ministério da Educação reafirmou ontem que todos os resultados sairão na primeira quinzena de janeiro e que não haverá mais modificações no calendário. O ministro Fernando Haddad (Educação) vem repetindo que a nova prova apresentará o mesmo grau de dificuldade da anterior, por conta do sistema adotado pelo Enem, o TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Menu de acessibilidade