Encontro Nacional de Livro e Leitura termina com documento para nova presidenta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Terminou na sexta-feira (19 de novembro) à tarde o Encontro Nacional de Livro e Leitura, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília. No encerramento do encontro, especialistas formularam propostas a serem entregues aos atuais ministros da Cultura e da Educação e ao novo governo.

 

O evento contou com a participação de cerca de 150 especialistas da área, entre representantes das cadeias produtiva, criativa e mediadora do livro. Ao final do encontro, o grupo formulou um documento com diretrizes para o novo governo, que serão encaminhados aos atuais ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Educação, Fernando Hadaad, e à presidenta eleita, Dilma Rousseff.

 

O documento produzido pelo grupo vai ao encontro do que foi discutido em março na Pré-Conferência Setorial do Livro e Leitura, bem como na Conferência Nacional de Cultura. Um dos principais temas refere-se à institucionalização da política de livro e leitura. Neste sentido, estão as propostas de criação do Instituto Nacional de Livro, Leitura e Literatura (INLLL), por meio de projeto de lei, bem como de leis que consolidem o Plano Nacional de Livro e Leitura e que crie o Fundo Pró-Leitura, além da regulamentação da Lei do Livro.

 

Além da questão institucional, os especialistas discutiram a necessidade do fortalecimento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de um modo abrangente no que diz respeito às políticas dos dois ministérios (Educação e Cultura). Também levaram a importância de garantir parâmetros de acessibilidade em todas as compras governamentais – tanto do Ministério da Educação quanto do Ministério da Cultura.

 

Os integrantes do encontro declararam no documento ainda que pretendem que seja incentivada a criação de planos e fundos estaduais e municipais de livro e leitura.

 

As equipes técnicas dos ministérios da Cultura e da Educação irão formular metas para os próximos quatro anos a partir do documento elaborado na reunião, que será entregue junto com o livro de memória dos quatro anos do Plano Nacional de Livro e Leitura. “Nossa grande agenda para 2011 é demonstrar a dimensão estratégica da política pública de livro e leitura para avançarmos ainda mais nestas políticas”, diz Fabiano dos Santos Piúba, diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura.

 

Além do documento a ser entregue ao novo governo, o Encontro Nacional de Livro e Leitura também fez uma moção de repúdio à Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, que extinguiu a Secretaria de Leitura. 

 

Menu de acessibilidade