Estudantes ainda sem notebooks nas escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Instituições de Pernambuco integrantes do programa Um computador por aluno já receberam máquinas há quase dois meses, mas não distribuíram por falta de capacitação de professores.


 

O Ministério da Educação (MEC) começou a distribuir, na última semana, o 3º lote dos netbooks destinados ao programa Um computador por aluno. Em Pernambuco, embora todas as 15 instituições de ensino contempladas já tenham recebido os computadores, o material ainda não pôde ser repassado para os estudantes. A justificativa é que o processo para a efetivação da iniciativa ainda não foi finalizado.

 

Em alguns casos, falta a adequação da rede física e a capacitação dos professores – que está sendo orquestrada pelo MEC. Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco, nas sete escolas da rede estadual de ensino contempladas com o programa, ainda falta ser realizado parte do treinamento para os professores. A ação visa capacitar os educadores no uso dos programas, para que possam aplicar as atividades com mais propriedade em sala de aula.

 

A diretora-geral de Tecnologia na Educação e Cidadania do Recife, Irenice Bezerra, informou que a situação na única escola do município contemplada (a Emídio Dantas Barreto, localizada em Santo Amaro) é a mesma. Os 280 netbooks chegaram em meados de maio, mas, para de colocá-los em uso, é preciso concluir as etapas do programa.

 

Sobre prazos, a gerente de ações pedagógicas da Diretoria de Tecnologia do Recife, Cleoneide Brito, afirma que até agosto todo o processo deve ser concluído e os alunos poderão, finalmente, receber os laptops. Nesse caso específico, a distribuição para os professores e a capacitação dos docentes começaram ontem (20/07) na própria escola. Saindo da capital e indo para Belém do São Francisco, no Sertão, o problema é o mesmo: uma longa espera.

 

Segundo a diretora da Escola Tercina Roriz, Rita de Cássia Jucá, os alunos estão ansiosos para receber os computadores. “Todo dia eles me perguntam. Segunda-feira voltaram de férias esperançosos, mas, infelizmente, ainda não foi desta vez. Nossa rede sem fio está pronta, estamos aguardando apenas o treinamento”, conta. “Eles estão inquietos, pois desde 2008, quando houve a licitação, vivem a expectativa de ter um computador. Entretanto, entendo que a capacitação é necessária.”

 

O Ministério da Educação confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os 8.593 laptops destinados a Pernambuco já foram entregues. O órgão disse, ainda, que a previsão é de que todos os alunos estejam com as suas máquinas até o fim de agosto. O MEC frisou que a distribuição dos notebooks para os alunos depende não só da formação dos professores, como também do projeto pedagógico estabelecido em cada escola. As redes wireless, por exemplo, são de responsabilidade do ministério. Já as questões de rede elétrica e de mobiliário ficam a cargo de Estados e municípios.
 

Menu de acessibilidade