Brasil já tem seu primeiro Plano Estadual do Livro e Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma cerimônia com 1.700 pessoas marcou, no meio da semana, a instituição oficial do primeiro Plano Estadual do Livro e Leitura no País.O primeiro estado brasileiro a tornar seus projetos e programas nessa área em política pública foi o Mato Grosso do Sul.


 

O governador André Puccinelli e as principais autoridades do estado estavam lá, em Bonito (MS), para a assinatura da certidão de nascimento do PELL.

 

 

 
Um Plano pra chamar de seu

 

Desde o final de 2009, o povo do livro do Mato Grosso do Sul vem trabalhando duro para elaborar seu PELL. Teve uma bela ajuda da Abril Educação, que resolveu apoiar a institucionalização das políticas públicas do livro e leitura no estado e promoveu ali o MS em Letras, primeiro encontro regional do livro e leitura. José Castilho, secretário-executivo do PNLL (que é a mãe de todos os planos), classificou o momento como histórico. E era.

 
 
 
Depois, os Planos Municipais do Livro e Leitura

 

O governo do Mato Grosso do Sul reuniu em Bonito os gestores de educação e cultura (e também os diretores e coordenadores das escolas estaduais) de todos os 78 municípios do estado. Tudo isso para dar outro bom pontapé inicial: a criação dos planos municipais nas cidades do MS. Muitos já saíram de lá com a decisão de ser o primeiro do estado a criar um plano. O Instituto Pró-Livro vai ajudar disponibilizando um portal tanto para abrigar os PMLLs (ficará no www.pnll.gov.br) como para formar fazedores de planos.


Só para constar: não há  um único país no mundo que tenha conseguido enraizar de tal forma suas políticas públicas do livro e leitura.

 

 

Menu de acessibilidade