Editoras devem inscrever seus livros de 3 a 18 de dezembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 As editoras interessadas em participar do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2011 devem cadastrar e fazer a pré-inscrição dos livros de 3 a 18 de dezembro. O passo seguinte é o da entrega das obras e da documentação, de 18 a 22 de janeiro de 2010, no período de 8h às 16h30.

 

O PNBE 2011 vai distribuir livros de literatura para as escolas públicas federais e das redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal que oferecem os anos finais do ensino fundamental ou o ensino médio.

 

Acessibilidade – Uma novidade desta edição do programa é que, além de livros impressos, serão aceitas inscrições de obras em formatos especiais voltados a estudantes com necessidades especiais, como caracteres ampliados, áudio e CD ou DVD em libras. Todas as obras devem estar atualizadas de acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

 

Outra inovação é que os livros adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para serem distribuídas em 2011 também estarão disponíveis no portal do Ministério da Educação na internet em formato digital acessível Mec Daisy. Essas obras integrarão o acervo digital acessível, um espaço virtual que estará disponível no sítio do MEC.

 

O software Mec Daisy é um programa baseado no padrão internacional Daisy-Digital Accessible Information System e consiste em uma solução tecnológica para a geração de livros em formato digital acessível, que permite a reprodução audível utilizando gravação ou síntese de fala, a navegação pelo texto, a reprodução sincronizada dos textos selecionados, a ampliação de caracteres e a conversão para o braille.

 

Ampliação dos acervos – A fim de ampliar os acervos das bibliotecas escolares, não serão aceitas obras que tenham sido adquiridas nas edições do PNBE 2006 e 2009 e do PNBEM 2008. Tanto para os anos finais do ensino fundamental quanto para o ensino médio serão formados três acervos, cada um com até 50 títulos, num total de 150 livros.

 

As obras podem ser pré-inscritas nos seguintes gêneros literários: poema, conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular, romance, memória, diário, biografia, relatos de experiências, obras clássicas da literatura universal, livros de imagens e de histórias em quadrinhos. Serão aceitas antologias, desde que se explicitem, em prefácio, os critérios que justificam a organização. Os livros devem ser apresentados em volume único e pré-inscritos individualmente, ainda que façam parte de coleções.

 

As instruções para a pré-inscrição das obras estão detalhadas no edital do PNBE 2001, disponível no sítio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na Internet.

 

Menu de acessibilidade