Lula promete notebooks para 55 mil escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ontem 5,5 mil laptops a alunos e professores de Piraí, pelo projeto Um Computador por Aluno do governo federal. Com atraso da comitiva presidencial, cerca de 300 crianças e professores se acomodaram no chão da praça. Para passar o tempo, começaram a experimentar os pequenos laptops que tinham acabado de receber, empolgados com jogos educativos e aplicativos. Muitos aprenderam logo a acessar a Internet, já que uma rede de banda larga sem fio gratuita cobre toda a cidade. Lula anunciou que vai instalar computadores com banda larga em 55 mil escolas no País até 2010.  
 
A infraestrutura garantirá o acesso das crianças à Internet nas escolas, onde professores poderão usar os computadores para atividades em grupo on line. O design dos equipamentos foi pensado para ficar fácil de carregar. “Vai fazer todo mundo querer estudar mais, não faltar à aula”, elogiou Jéssica Moura, 14 anos, aluna da 8º séria de uma escola municipal. “Hoje em dia todo mundo usa a Internet na escola. E-mail, Orkut, é normal”, disse. As escolas têm mecanismos para interditar o acesso a sites com conteúdo inapropriado.  
 
Piraí tem vários prêmios internacionais pelo programa Piraí Digital — de acesso gratuito à Internet em banda larga para instituições públicas —, iniciado por Pezão como prefeito, no fim da década de 90. Uma escola do distrito de Arrozal foi o piloto do projeto, com 400 laptops. A evasão caiu para menos de 1% e a nota da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dobrou, atingindo 4,8 em 2007.  
 
Ao lado do governador Sérgio Cabral, o presidente se emocionou com a distribuição dos computadores e com o projeto. “Esse evento tirou um preconceito que eu tinha do computador. Eu sempre tive medo de que o computador pudesse individualizar demais as pessoas”, explicou o presidente. O governo do Rio investiu R$ 5,5 milhões no projeto de Piraí. Lula criticou a indústria nacional por não oferecer laptops a baixo custo e ameaçou recorrer à importação. Por pouco, o presidente não participa do evento. Impedido de fazer o trajeto de helicóptero devido ao mau tempo, ele chegou a cancelar a viagem. Mas diante da decepção do vice-governador Luiz Fernando Pezão, Lula ignorou as recomendações de sua segurança e ordenou a formação de uma comitiva para acompanhá-lo até Piraí.  

Menu de acessibilidade