É fácil fazer obra Creative Commons

Registrar uma obra sob Creative Commons não significa tornar seu próprio material algo sem dono. Continuam existindo regras para a utilização. 
 
Normalmente, um conteúdo sob Creative Commons pode ser baixado e distribuído livremente, desde que citada a fonte. 
 
Alguns autores permitem que sua criação seja alterada ou adaptada, outros, não. 
 
O escritor de um livro que o queira licenciar em Creative Commons, no Brasil, tem cinco opções de termos disponíveis, por exemplo. 
 
De acordo com o site internacional da iniciativa, já foram completamente adaptadas licenças CC para atender à lei de 54 países, como EUA, China e Argentina. 
 
Preencher os dados para a publicação de algo em CC é rápido. De forma básica, aqui no Brasil, basta responder a duas perguntas com respostas em alternativas. 
 
Sem burocracia 
 
Um dos objetivos por trás desse recurso é a desburocratização dos direitos autorais na internet. 
No endereço (creativecommons.org/license/?lang=pt), o usuário encontra os passos para licenciar uma obra. 
 
Depois de completar o cadastro, a pessoa recebe um código para mostrar uma etiqueta representando a licença escolhida por ele em um site. Quem clica nessa etiqueta tem acesso às condições detalhadas dos direitos daquele conteúdo. 
 
 
 
Baixe milhares de clássicos da literatura  
Folha de S. Paulo – Redação  
 
O site do Projeto Gutenberg (www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal) possui milhares de clássicos da literatura em diversos idiomas que podem ser baixados gratuitamente -são obras em domínio público. O Internet Archive (archive.org) também possui milhares de textos, músicas e vídeos e até desenhos animados que podem ser buscados e usados de forma livre. 
 

Menu de acessibilidade