Entidade comemora bicentenário de Louis Braille

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As comemorações do bicentenário de Louis Braille não serão realizadas somente em âmbito internacional. O Brasil também está programando diversos eventos para celebrar o nascimento do criador do sistema de leitura para deficientes visuais.  
 
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, que trabalha para facilitar a inclusão social dessas pessoas, por meio de produtos e serviços especializados, criou a Comissão Brasileira para o Bicentenário de Louis Braille (CBBLB), presidida por Dorina de Gouvêa Nowill e responsável por parte da programação no País.  
 
O grupo comemora o decreto municipal 49.756 de 15/07/2008, pelo qual a Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo passou a se chamar Biblioteca Louis Braille. Está em tramitação na Câmara Municipal, a criação do Dia Municipal do Braille, a ser comemorado em 3 de setembro, data em que foi assinada a lei que instituiu a primeira classe braille no estado de São Paulo, em 1953.  
 
Entre as ações, ainda destacam-se a emissão de um selo dos Correios comemorativo ao bicentenário para até 2012; a criação do Dia Nacional do Braille, a ser comemorado sempre em 8 de abril, data do nascimento de José Álvares de Azevedo, patrono da educação dos cegos no Brasil; a instituição da Semana Nacional do Braille em 2009, a ser comemorada de 23 a 29 de agosto, entre outras atividades.  
 
 

Menu de acessibilidade