Com 77% dos votos Rosely Boschini é reeleita presidente da CBL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Depois de uma disputa forte durante o período de “propaganda eleitoral”, chegou ao fim nesta tarde o processo de eleição da nova diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ao encerrar as votações, o presidente da Assembléia, Eduardo Blusher (Editora Blusher), ressaltou: “Estão de parabéns as duas chapas, que se comportaram de maneira corretíssima no dia de hoje”.  
 
Com um total de 238 votos, a chapa Trabalho&Seriedade, liderada por Rosely Boschini (Editora Gente), foi reeleita com 77,73% dos votos (185 votos). Além de São Paulo, as eleições ocorreram também no Rio de Janeiro, na sede do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e em Belo Horizonte, na Câmara Mineira do Livro. Ao final da contagem dos votos, em sua palavra à assembléia, Armando Antongini, que encabeçou a chapa Mudança&Participação, declarou: “Não há vencidos ou vencedores. Quem ganhou hoje foi o livro e a literatura”.  
 
A assembléia foi finalizada com a posse da nova diretoria e a presidente reeleita, Rosely, dirigiu-se ao grupo ressaltando a importância da união de todos para o contínuo crescimento e fortalecimento do livro e da literatura. “Acredito que a gente só vira o jogo – no Brasil e no mundo – com a leitura.” Em março de 2007, ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara em 62 anos de história.  
 
Entre as propostas da nova diretoria, estão o fortalecimento da representatividade da entidade perante o Governo Federal e o Congresso; a reformulação do projeto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo; participação ativa na modernização da lei que regula os direitos autorais no País; expansão do circuito nacional de feiras de livro e festivais literários,o desenvolvimento de mercados regionais e a implementação de políticas públicas e de ações voltadas para a formação de novos leitores. 
 
 
Entrevista exclusiva de Rosely Boschini ao PublishNews  
PublishNews – por Ricardo Costa  
 
Qual sua impressão do processo eleitoral? O processo foi muito importante porque fez a Câmara ter maior participação dos associados. Fiquei feliz porque a urna é a manifestação maior dessa participação.  
 
O que você vê nos próximos dois anos? Muito trabalho. Com o atual cenário econômico, e considerando que o livro e a leitura não fazem parte da cesta básica do brasileiro, a Câmara tem a responsabilidade de atuar para ampliar o mercado e a base de leitores.  
 
A bienal foi um tópico bastante presente durante a campanha. O que você tem a dizer sobre ela? Queremos repensar profundamente a bienal. Montamos um dossiê completo das reuniões de avaliação com os participantes, pesquisas com o público e nossas observações do evento. Agora pretendemos montar uma comissão bem representativa dos vários setores e pessoas envolvidas na realização da bienal. Queremos a participação da Libre e de pessoas de fora do mercado para trazer uma visão mais aberta do evento. Sempre privilegiando o grande público e a visibilidade da bienal.  
 
Poderia nos dar uma palavra final ao mercado? A única maneira de mudar e melhorar é se tivermos união. Vamos aproveitar a boa relação da Câmara com as diversas partes da cadeia produtiva do livro e unir todos num esforço único para fortalecer a literatura no Brasil. Minha mensagem é de união. Acredito que a gente só vira o jogo – no país e no mundo – com a leitura. 
 
 
 
Chapa Trabalho & Seriedade  
PublishNews – Ricardo Costa  
 
Vice-presidentes: Bernardo Gurbanov (Letraviva) – Tesoureiro Eduardo Yasuda (Melhoramentos) – Secretário Marcus Vinicius Barili Alves (Editora Senac) – Comunicação
Diretores Editores: Andrés Cardo (Moderna) Ítalo Amadio (Editora Rideel) Jorge Rodrigues Carneiro (Ediouro) Wagner Veneziani Costa (Madras Editora)
Diretores Livreiros: Antonio Erivan Gomes (Cortez) Marcos Pedri (Livrarias Curitiba) Marcus Teles C. de Carvalho (Leitura Distribuidora) Vitor Tavares (Livraria Loyola)
Diretores Distribuidores: Celso Soldera (Pergaminho) Francisco Salvador Canato (Disal Editora) Iris Odete Borges (Arco-Iris) Nassim Batista da Silva (Bookmix)
Diretores Credistas: Diego Drumond e Lima (Escala) Karine Gonçalves Pansa (Girassol Brasil) Luiz Antonio de Souza (Editora Globo) Maxwell Medeiros Fernandes (Yendis Editora) 
 
 
 
Conselho consultivo da CBL  
PublishNews – Redação  
 
A assembléia que elegeu a nova diretoria teve início na manhã desta quarta-feira, 18/2, com a prestação de contas da diretoria e com a eleição do novo conselho consultivo. Foram eleitos para o próximo biênio: Claudia Massola (CPV Editora), José Henrique Grossi (Studio Nobel), Albanisa Lúcia Dummar Pontes (Fundação Demócrito Rocha), José de Arruda (LCTE Editora), Cosmo Juvela (Editora Meca), Henrique Farinha (Editora Gente), Carlos Haddad (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), Arnaldo Oliveira (Del Rey Livraria e Editora) Milton Mira de Assumpção Filho (MBooks) e Lucia Jurema (Editora Moderna). 
 

Menu de acessibilidade