Os organizadores da Feira do Livro de Frankfurt realizaram uma grande pesquisa para descobrir como a digitalização vai influenciar o futuro da indústria editorial. Mais de 1000 profissionais da indústria de mais de 30 países responderam ao questionário, emitido através da Feira do Livro de Frankfurt Newsletter. A pesquisa revela o comércio de livraria on line como o mais importante desenvolvimento do setor nos últimos 60 anos.
Os resultados mais interessantes ainda indicam que a influência digital chinesa na edição internacional prevê triplicar nos próximos cinco anos; os consumidores, a Amazon e o Google são creditados como pivô do processo de digitalização; e que o conteúdo eletrônico irá ultrapassar livros tradicionais em vendas em 2018. A pesquisa apontou que a digitalização continua a revolucionar todos os aspectos do comércio livreiro.
Este ano, mais de 70% dos questionários revelaram que o segmento se sente pronto para o desafio digital. A sondagem indicou ainda que a atual opinião está dividida sobre o futuro dos e-books e conteúdo digital versus a palavra impressa.
Livro eletrônico é o centro das atenções em Frankfurt
Deutsche Welle (Alemanha) – Alexandre Schossler
As oportunidades e os perigos da digitalização dominam os debates no maior evento do mercado livreiro do mundo. Setor aguarda com expectativa o lançamento dos novos modelos de leitores de-book, mas teme a pirataria. A crescente influência da digitalização e das novas tecnologias no mercado editorial será o tema dominante da 60ª Feira do Livro de Frankfurt, que começa nesta quarta-feira, dia 15, na cidade alemã e se estende até o próximo domingo.
O assunto não é novo, nem mesmo para o tradicional evento, que há muito já não se apresenta mais como apenas uma feira do livro, mas como uma feira de mídia. “A Feira do Livro de Frankfurt ja é há tempos uma feira de conteúdo. Em torno de 42% dos produtos expostos são livros e 30% é digital“, disse o diretor Juergen Boos durante a entrevista de abertura.