MEC põe escola pública na rede

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você sabe quantas crianças da sua cidade dependem de transporte escolar? Qual foi o valor repassado para a merenda no último ano? E quantos computadores estão conectados à internet nos colégios? Essas e outras questões agora podem ser acompanhadas de perto por pais, alunos, professores, pesquisadores, prefeitos e governadores dos quatro cantos do país.  
 
O Ministério da Educação (MEC) lançou, esta semana, o Novo Mapa da Educação Brasileira, que reúne, num link do site www.mec.gov.br , uma radiografia completa da rede pública de ensino nas 853 cidades mineiras e nos mais de 5,5 mil municípios do Brasil.  
 
O novo sistema deixa, ao alcance de um clique, informações como o número de habitantes, escolas, alunos matriculados e professores contratados em cada cidade. Além disso, é possível conferir o aproveitamento dos municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ainda conhecer melhor cerca de 40 ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).  
 
Segundo a assessoria de comunicação do MEC, o mapa é mais uma ferramenta a ser utilizada para que o Brasil atinja sua principal meta: alcançar, até 2022 – ano do bicentenário da Independência – índices educacionais compatíveis com os dos países desenvolvidos.  
 
As principais iniciativas detalhadas no site são o Programa Universidade para Todos (ProUni) (quantas instituições cadastradas e número de alunos beneficiados); o Biblioteca na Escola (quantos livros foram doados e total de instituições beneficiadas); o Brasil Alfabetizado (total de alunos atendidos, quantas turmas foram formadas e verba destinada ao projeto); o Brasil Profissionalizado (valor repassado pelo MEC e quantas pessoas beneficiadas); o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) (total de recursos destinado ao projeto); a Educação Especial (total de investimentos feito pelo governo federal no programa); a Universidade Aberta do Brasil (UAB) (quantas vagas e total de cursos ofertados); o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) (total de repasses feito pelo MEC e qual público beneficiado); o Banda Larga (quantas escolas estão conectadas à internet e quantos alunos e professores contemplados); o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) (investimentos em merenda escolar); e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) (total de alunos beneficiados).  
 

Menu de acessibilidade