Avanço nos níveis de leitura

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Os alunos do 3° ano do ensino fundamental da rede estadual situada em áreas de alto risco social apresentaram maior incremento médio no desempenho escolar do que os demais estudantes das escolas estaduais. Entre 2006 e 2008, a série longitudinal do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), desenvolvido pelo governo do estado, indica que as 503 instituições mais carentes de Minas, inseridas no projeto Escola Viva, apresentaram quase o dobro do crescimento de alunos com o nível recomendável de leitura em relação às outras 1.947 escolas com alfabetização.  

Enquanto a proficiência média – a capacidade de leitura – dos alunos do Escola Viva cresceu em média 12,91% nos dois últimos anos, os demais estudantes da rede estadual apresentaram crescimento médio de 11,4% na alfabetização. Segundo a secretária de estado da Educação, Vanessa Guimarães, o percentual de alunos com nível recomendável de leitura do projeto Escola Viva cresceu em 87,91% no período do estudo, diante de um crescimento de 48,87% nas demais unidades do ensino público.  

Segundo o Proalfa, que procura identificar os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita, 68,4% das crianças de 8 anos das escolas integrantes do projeto já lêem no nível recomendado. Esse resultado quase alcança os 72,5% de alunos da rede estadual não situada em áreas de risco social, que apresentam proficiência recomendada de leitura. Os dados foram apresentados ontem pela secretária Vanessa Guimarães ao governador Aécio Neves (PSDB). O Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa investe em diversas ações para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas crianças e comunidades em áreas de vulnerabilidade social. 

Segundo o governo do estado, as 503 unidades de ensino do projeto atendem hoje 456 mil crianças, em 103 municípios. Enquanto 105 dessas escolas ficam na capital, 114 se situam em 15 municípios da região metropolitana e 284 em 87 cidades do interior.  

CRITÉRIOS – O Proalfa desenvolveu escala que varia de 0 a 1.800 pontos para avaliação da alfabetização do 2° e 4° anos do ensino fundamental. A tabela se divide em três faixas de desempenho: baixo (alunos com pontuação entre 0 e 450); intermediário (entre 450 e 500 pontos); e recomendável (acima de 500). Nesta última categoria, os estudantes são capazes de ler frases e pequenos textos, desenvolvendo habilidades de identificação de gênero, assunto e finalidade.  
 

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