Biblioteca, tesouro a explorar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Há um tesouro na escola. Ao alcance de todos, é capaz de operar pequenos milagres em quem se apossa dele. Ele aumenta à medida que transfere sua riqueza (o conhecimento) para um número cada vez maior de professores e alunos. Por isso é preciso descobri-lo, torná-lo parte da vida de todos, melhorá-lo constantemente. Os ganhos são visíveis.

Um cruzamento de dados realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais com base nos resultados de 300 mil estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revela um desempenho quase 20% superior nos colégios em que mais de 75% dos alunos manipulam e lêem regularmente as obras das estantes.  
 
“Existe uma clara correlação entre a existência e o uso da biblioteca e notas melhores, principalmente em Língua Portuguesa“, afirma Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação do Ministério da Educação.  
 
Infelizmente ainda se contam aos milhares as “ilhas sem tesouro“ em nosso país. Das mais de 172 mil escolas de Ensino Fundamental, apenas 46 mil contam com biblioteca ou sala de leitura. O quadro melhora no Ensino Médio, com 81% das unidades aparelhadas. Além disso, muitas crianças brasileiras nascem em lares com pouco material escrito. Um em cada quatro alunos de 4ª série, segundo o Saeb de 2001, não tem nenhum livro em casa. Daí a importância da biblioteca – e do professor, que é o primeiro “leitor“ da vida desses meninos e meninas.  
 
Ao ler em voz alta, você estará ajudando a construir o mundo na cabeça dos estudantes. “Por isso“, destaca Marisa Lajolo, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, “é importante aprender a ler com ritmo e entonação adequados.  
 
Hoje são raras as pessoas que conseguem fluência e vivacidade numa primeira leitura e o melhor é ensaiar previamente.“ Nas próximas páginas você vai ver que algumas escolas públicas e particulares vêm mostrando aos alunos como ficar ricos acessando essa caixa que é um verdadeiro tesouro. Aliás, também no sentido literal. Em grego, bibliontekhé quer dizer caixa de livros. Que tal abri-la juntos?  

Leia a matéria completa

Menu de acessibilidade