Literatura na escola

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Literatura na escola I 
 
Na última semana, entre os dias 24 e 25 de julho, técnicos dos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), pesquisadores, escritores, professores e bibliotecários estiveram reunidos para discutir a formação de leitores na educação básica e o papel da literatura na escola durante o Fórum Literatura na Escola – Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura.  
 
Segundo reportagem publicada no site do MinC, o secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, falou sobre a importância das bibliotecas escolares no processo de democratização do acesso à leitura e da necessidade da formação de mediadores de leitura. Já o coordenador-geral de Livro e Leitura do MinC, Jéferson Assumção, ressaltou que, além da dimensão funcional, é necessária a formação de um leitor crítico. E o site do MEC registra que a coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo (RS), Tânia Rösing, propôs mudanças imediatas nos currículos de formação dos bibliotecários e a formação inicial e continuada dos professores em leitura.  
 
 
 
Literatura na escola II 
 
As recomendações dos participantes do Fórum Literatura na Escola – Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura foram sintetizadas em três pontos. No primeiro, pede-se que se inicie um amplo debate visando à reintrodução da literatura nas diretrizes curriculares e que a biblioteca seja considerada um recurso de aprendizagem central no processo escolar.  
 
Também foi proposta a criação de um guia sobre o assunto, dirigido a professores, educadores, editores, imprensa especializada, bibliotecários, autores e público em geral. O terceiro ponto trabalha a idéia de que a biblioteca escolar seja compreendida como espaço destinado aos diferentes níveis de escolaridade. Clique aqui e leia o texto completo. 
 

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