Concurso Literatura para todos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Concurso Literatura para Todos foi criado para estimular a produção literária destinada a jovens e adultos em processo de alfabetização. Este ano, o Ministério da Educação vai premiar nove escritores com R$ 10 mil cada, e publicar as obras vencedoras, que serão distribuídas às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, unidades prisionais e núcleos de EJA das universidades. A expectativa é que cerca de 1,5 milhão de estudantes tenham acesso às publicações. 
 
Os candidatos concorrem nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, biografia e texto de tradição oral (em prosa ou em verso). Em cada uma delas serão premiados dois autores. O MEC recebeu 605 obras, sendo 133 contos, 61 novelas, 30 crônicas, 13 biografias, 29 textos de tradição oral e 249 poesias. 
 
Esta é a segunda edição do Concurso Literatura para Todos. A novidade é que a competição vai premiar um escritor africano, natural de um dos países de língua portuguesa — Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O autor africano ganhará o mesmo prêmio de R$ 10 mil, independentemente da categoria literária do texto apresentado.  
 
Dez especialistas formarão a comissão de pré-seleção, que se reunirá nos dias 5 e 6 de agosto. O encontro servirá para definir os critérios de análise das obras inscritas. A comissão terá um mês — entre 18 de agosto e 18 de setembro — para leitura das obras. 
 
Em outubro, o material literário será analisado pela Comissão Julgadora. “Serão convidados cinco autores de renome para compor a comissão”, informa a coordenadora-geral de Formação e Leitura da Secad/MEC, Carmem Gatto.  
 
A Comissão Julgadora selecionará os nove ganhadores. O resultado provisório será divulgado no dia 10 de novembro. Haverá prazo para recursos entre os dias 10 e 14 do mesmo mês, e o resultado final será divulgado no dia 17 de novembro. 
 
Mais informações pelo telefone 0800 616161. 

Menu de acessibilidade