Alunos da rede pública receberão livros de inglês e espanhol a partir de 2011

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os alunos dos anos finais do ensino fundamental público passarão a receber livros didáticos de inglês e espanhol a partir de 2011. A informação é do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban, durante palestra feita na manhã desta sexta-feira, 15, na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. 
 
O processo para a seleção das obras começa este ano. Até dezembro, o FNDE deve lançar edital para a inscrição de títulos das duas disciplinas para os anos finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série ou 6º ao 9º ano). Depois de inscritas, as obras passarão por rigoroso processo de avaliação quanto às especificações técnicas e de conteúdo. Em seguida, virá a fase da escolha, em que diretores e professores selecionam os livros mais adaptados a seus alunos. Após a escolha, o FNDE convoca as editoras para negociar o preço das publicações. 
 
Reforço na biblioteca — Durante a palestra na bienal, o presidente do FNDE também anunciou o aumento dos acervos das bibliotecas escolares. O governo federal vai adquirir obras de referência nas diversas áreas do conhecimento, como sociologia, filosofia e química, para as escolas públicas de ensino médio. 
 
Diante de uma platéia formada por editores, livreiros, professores e diretores de escolas, Balaban fez uma longa exposição sobre a inserção dos programas do livro didático no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Também anunciou as principais mudanças na operacionalização do Programa Nacional do Livro Didático, para evitar a possibilidade de erros e enganos no momento da escolha das publicações pela internet. Entre elas, está o aperfeiçoamento do sistema, que tem a finalidade de garantir maior segurança no processo.  
 
 

Menu de acessibilidade