O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC) se preparam para abrir, entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, o período oficial de escolha das coleções de livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – Ensino Médio (2026-2029). A decisão, que deve ser registrada exclusivamente no PNLD Digital, é estratégica para garantir que as escolas contem com materiais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às necessidades pedagógicas de cada rede.
Desde 11 de agosto, professores e gestores já podem acessar o Guia Digital do Ensino Médio, que reúne informações detalhadas sobre cada coleção aprovada, incluindo resenhas, metodologias propostas, alinhamento curricular e orientações práticas para a escolha. Essa ferramenta facilita o planejamento pedagógico e assegura que a decisão seja consciente, participativa e orientada para a qualidade da educação.
“Os professores conhecem como ninguém a realidade de suas turmas. Ao garantir que a escolha seja feita de forma coletiva e democrática, fortalecemos o projeto pedagógico e damos mais sentido ao uso do livro didático em sala de aula”, destaca Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE.
A escolha será feita por coleção, o que significa que, ao selecionar uma área de conhecimento, como Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a escola receberá todos os componentes dessa coleção (Química, Física e Biologia, por exemplo). Essa abordagem assegura coerência pedagógica e facilita o trabalho integrado entre as disciplinas.
“O Guia Digital é um instrumento fundamental para qualificar o processo de escolha, permitindo que a rede conheça previamente as obras e avalie como elas dialogam com o planejamento escolar e as especificidades do Ensino Médio”, reforça Patrícia Costa, coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE.
Por que a escolha é importante
Um dos pilares do PNLD é a participação democrática dos professores, que, ao colaborarem no processo, contribuem para que a educação seja mais inclusiva, eficaz e conectada aos valores e objetivos de cada escola, de acordo com o Ministério. Essa participação qualificada também é um dos caminhos para reduzir a evasão escolar, aumentar o engajamento dos estudantes e promover a aprendizagem significativa.
Como ampliar a participação
As redes de ensino podem incentivar a participação dos professores por meio de campanhas internas, reuniões pedagógicas e acompanhamento do andamento da escolha via Power BI (ferramenta disponibilizada pelo FNDE para monitoramento em tempo real). O MEC e o FNDE também têm promovido webinários, publicações nas redes sociais, informes e atendimentos diretos às redes por meio do e-mail livrodidatico@fnde.gov.br para tirar dúvidas e apoiar todo o processo.
Mais informações
• 11 de agosto: Guia Digital do PNLD estará disponível pelo link: https://pnld.nees.ufal.br/;
• 25 de agosto a 5 de setembro: período para registrar as escolhas no PNLD Digital;
• Registro deve ser documentado em ata para garantir a transparência do processo.