Cidades pequenas receberão acervos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dos 5.564 municípios brasileiros, 643 não têm uma biblioteca pública sequer, de acordo com dados oficiais. Para reduzir esse número, a Biblioteca Nacional está selecionando dois mil títulos a serem comprados e distribuídos para 263 dessas cidades, num total de quase 500 mil livros. 
 
A medida faz parte do programa Livro Aberto, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, responsável pela implantação de mais de 400 delas em cidades pequenas de todo o Brasil. As metas do projeto são aumentar o número de salas públicas e escolares, além de levar melhorias àquelas já existentes e treinar profissionais. 
 
Só são contempladas prefeituras que estão com as contas em dia com a União dispõem de espaço apropriado, além de pelo menos um funcionário especializado. Fora os livros, são mandados aparelhos de som, TV, DVD, vídeo, móveis e um software para arquivamento e digitalização, o Biblivre, desenvolvido pela Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da UFRJ especialmente para ser usado por bibliotecas públicas.  
 
As cidades de Manaquiri, no Amazonas, Bequimão, no Maranhão, Carrapateira, na Paraíba, e Placas, no Pará, estão entre as que poderão usufruir das novas bibliotecas. Essas quatro cidades têm menos de 20 mil habitantes. Segundo a Biblioteca Nacional, a maior parte dos municípios que não possuem tal equipamento ficam nas regiões Norte e Nordeste. Concluída a distribuição, ainda restarão 380 cidades brasileiras nessa situação – cerca de 7% do total -, pelos cálculos do governo federal. 
 
A seleção começou na semana passada e 63 editoras já entraram em contato com a Biblioteca Nacional. Uma equipe escolhe títulos de ficção e não-ficção. A idéia é ter variedade de temas e áreas do conhecimento, como artes, ciências e educação. E, claro, literatura brasileira, adulta e infanto-juvenil.  
 
 
 
Biblioteca Nacional doará 500 mil livros a 263 cidades 
Portal UOL – Educação 
 
Dos 5.564 municípios brasileiros, 643 não têm biblioteca pública, segundo dados oficiais. Para reduzir este número, a Biblioteca Nacional está selecionando dois mil títulos a serem comprados e distribuídos para 263 dessas cidades, num total de quase 500 mil livros.  
 
A medida faz parte do programa Livro Aberto, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, responsável pela implantação mais de 400 bibliotecas em cidades pequenas de todo o Brasil. 
 
Só são contempladas prefeituras que estão com as contas em dia com a União e que dispõem de espaço apropriado e de pelo menos um funcionário especializado. Além dos livros, são mandados aparelhagem de som, TV, DVD, vídeo, móveis e um software para arquivamento e digitalização, o Biblivre, que foi desenvolvido na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) especialmente para bibliotecas públicas. 
 
Segundo a Biblioteca Nacional, a maior parte dos municípios que não possuem tal estrutura fica nas regiões Norte e Nordeste.  
 
Passada a distribuição, ainda restarão 380 cidades brasileiras nesta situação – cerca de 7% do total -, pelos cálculos do governo federal. As metas do projeto são aumentar o número de salas públicas e escolares, além de levar melhorias àquelas já existentes e treinar profissionais.

Menu de acessibilidade