Prova Brasil: alunos mostram as competências adquiridas

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A Prova Brasil avalia os sistemas de ensino e não os alunos. As notas não vão de zero a dez, como nas avaliações tradicionais, onde o resultado reflete o volume de conteúdos que o estudante apreendeu. As médias são calculadas por meio de uma escala de desempenho que descreve as competências e habilidades que os estudantes desenvolveram.  
 
“Nossa intenção é traçar um diagnóstico do sistema de ensino, como ele está se desenvolvendo, e não aprovar ou reprovar alunos”, explica o coordenador de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Amauri Gremaud. 
 
A avaliação da língua portuguesa e matemática é realizada com alunos de 4ª ou 5ª e da 8ª ou 9ª séries do ensino fundamental, e oferece resultados detalhados sobre estados, municípios e escolas participantes. A idéia é ajudar os gestores a pensar no investimento dos recursos técnicos e financeiros. “Com as informações detalhadas sobre o sistema, o gestor pode direcionar melhor os recursos”, diz Gremaud. 
 
Escalas — As escalas de pontuação são comparadas a uma escada. A escala é única e acumulativa. O aluno que desenvolve melhor as habilidades de leitura e interpretação complexa da língua ou realiza operações, estabelecendo relações numéricas, por exemplo, estaria no degrau mais alto. Como a escala é feita para ambas as séries, espera-se que só o aluno da 8ª ou 9ª série atinja o último degrau. “Esses alunos desenvolveram habilidades ao longo de todo o percurso do ensino fundamental, que os da 4ª e 5ª geralmente não conhecem”, explica Gremaud. Pela localização numérica do desempenho na escala, é possível saber quais habilidades os alunos já construíram, as que estão desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcançadas.  
 
A Prova Brasil começou a ser aplicada em 5.499 municípios de todo o país, na segunda-feira, 5, e vai até dia 20. O Ministério da Educação espera que mais de cinco milhões de estudantes façam as avaliações neste ano. O exame é organizado pelo Inep em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Além das provas, os alunos respondem a questionários socioeconômicos que permitirão o estudo de fatores agregados ao desempenho.  
 

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