Experiência de busca ativa na EJA é tema de seminário

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O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), promoveu um encontro para compartilhar experiências e debater a busca ativa na educação de jovens e adultos (EJA). A iniciativa, realizada nesta terça-feira, 3 de setembro, teve por objetivo estimular essas ações em outras redes, ampliando o número de matrículas na modalidade de ensino.

O evento contou com relatos de experiências desenvolvidas nas cinco regiões do País. A mediação foi feita por Mariângela Graciano, coordenadora-geral de EJA da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Para ela, o encontro “dá visibilidade a experiências realizadas por redes de ensino, escolas e institutos federais, buscando valorizar a ação de quem faz a EJA acontecer nos territórios, com compromisso, competência técnica, sensibilidade e uma dose de criatividade. De outro lado, também permite a participação de centenas de gestores e profissionais de educação, potencializando a troca de experiências e busca coletiva de alternativas para superação dos desafios impostos pelas diversas realidades”.

Experiências – A diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, Adriana Farias, contou um pouco sobre a experiência com a busca ativa na escola. “Somos uma cidade rural, com 12 mil habitantes, e recebemos o campus para o ensino de EJA na modalidade de tempo integral. A escola foi muito importante para nós, mas, em um primeiro momento, utilizando as técnicas tradicionais, não conseguimos encontrar os alunos. Para superar essa dificuldade, encontramos estudantes que não haviam concluído o ensino fundamental, auxiliamos eles a conquistar essa formação e, dessa maneira, conseguimos formar as turmas que temos hoje, com mais de 60 alunos”, declarou.

“Fizemos uma análise dos dados educacionais da nossa região e construímos o sistema de EJA pensando nas nossas particularidades”, disse a secretária municipal adjunta de Educação de Ribas do Rio Pardo (MS), Josiane da Silva. “Então, o nosso projeto está focado em resolver as dificuldades e as necessidades da sociedade local, como com a criação de salas para que as mães possam deixar os filhos enquanto estudam, sabendo que eles estarão em um ambiente seguro e com supervisão.”
O chefe de departamento da EJA na rede estadual do Acre, Jessé Dantas, falou sobre a divulgação do programa Pé-de-Meia, poupança criada para fomentar a permanência escolar. Essa estratégia estimula os jovens a matricularem-se no ensino médio da EJA.

Outra experiência apresentada é a realização de eventos culturais para divulgar a modalidade entre seus potenciais estudantes, como demonstrou a coordenadora de EJA da rede municipal de Campina Grande (PB), Adria Maciel. Já a secretária municipal adjunta de Educação de Ribas do Rio Pardo (MS) evidenciou a potência das ações intersetoriais a partir do trabalho colaborativo com a secretaria municipal de assistência social.

No mesmo sentido, a professora Ivanir Ribeiro, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), destacou a parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) na busca por estudantes para os cursos técnicos da EJA. Por fim, a diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida contou sobre a experiência de procurar os estudantes nos arquivos da escola, com a finalidade de estimular o retorno daqueles que deixaram a unidade de ensino sem concluir o ensino fundamental.

Campanha – Até o dia 9 de setembro, o MEC promove uma chamada pública para a EJA, uma das estratégias previstas no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é estimular a volta aos estudos dessa parcela da população que precisou abandoná-los ou que não frequentou a escola.

Mariângela Graciano explicou que o MEC, em parceria com a Undime e com Fóruns de EJA segue com as atividades de mobilização de estudantes para a EJA até a próxima segunda-feira, 9 de setembro, quando será encerrado o período de Chamada Pública de 2024 com um encontro virtual.

“Até lá teremos o lançamento de diferentes peças publicitárias, mobilização em redes sociais e um encontro virtual no dia 9 de setembro, que reunirá representantes de diferentes segmentos para avaliar o período de Chamada Pública de 2024, e apontar propostas para 2025”, disse. coordenadora-geral de EJA.

A coordenadora-geral de EJA da Secadi também informou que a Undime, em diálogo com redes de ensino, está liderando uma mobilização para o Dia da Independência, 7 de setembro, nos desfiles protagonizados por escolas, quando estudantes convidarão jovens, adultos e idosos a retornarem à escola.

Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA) é uma política pública construída pelo MEC de forma colaborativa com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

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