Grupo Neiva e MOL Impacto lideram ranking ‘Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial’

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Oito empresas do setor do livro foram reconhecidas nesta quinta-feira (13) pelo ranking “Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial”, uma realização do PublishNews e do Great Place To Work – consultoria global que trabalha com a missão de construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um “great place to work”.

São elas:
Pequenas empresas:
1. MOL Impacto
2. Skeelo
3. Luz da Serra Virtual
Médias e grandes empresas:
1. Grupo Neiva
2. Aprende Brasil Educação e International School Education*
3. +A Educação
4. Somos Sistema de Ensino S.A.

As organizações líderes do ranking nesta 1º edição são, portanto, Grupo Neiva e MOL Impacto. Todas as empresas estão certificadas pelo Great Place To Work e foram avaliadas pelos próprios colaboradores. A cerimônia, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, reuniu empresários, executivos e lideranças de empresas do mercado. Na ocasião, foi revelada a lista com as ranqueadas e houve duas mesas para debater gestão de pessoas e boas práticas de recursos humanos e de liderança.

*Na premiação, a International School Education apareceu ranqueada por engano na categoria “Pequenas Empresas”. O GPTW identificou a questão, refez a contagem e constatou o empate técnico com a Aprende Brasil Educação na categoria “Médias e Grandes”.

“O setor do livro é um dos segmentos empresariais mais vibrantes e importantes para a formação da sociedade”, disse no evento a Chief of Projects and Methodology Officer (CPO) do GPTW, Marina Sobral. “Por serem lugares de transformação social, essas empresas são claramente inspiradas por propósitos, por transformações. Então nada mais justo que as pessoas se sentirem bem no ambiente de trabalho. O reconhecimento das empresas que fazemos aqui é também na esperança de que possam servir de inspiração para outras.”

A executiva ainda celebrou o fato de que, na média das oito empresas premiadas, 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, “algo muito diferente do que vemos no mercado em geral, em que esse índice é menor. Isso me deixa muito feliz”.

Já o diretor-executivo do PublishNews, Ricardo Arcon, afirmou que nos eventos do mercado editorial a gestão de pessoas é muitas vezes deixada de lado. “Vemos poucos debates sobre gestão de pessoas, capital humano, RH como área estratégica nas empresas do ramo do livro”, comentou. “Espero que esta iniciativa sirva como semente para render no futuro mais debates e reflexões que se transformem em ações concretas.”

Arcon disse que o projeto com o GPTW vai ao encontro da missão do PublishNews. “Quando queremos atribuir uma missão às nossas empresas, podemos ser um pouco ousados, sonhadores: a do PublishNews é também ajudar a desenvolver o mercado editorial e, por consequência, fomentar a leitura, a educação e a cultura no nosso país. Que tenhamos logo uma segunda edição”, concluiu.

A cerimônia teve patrocínio da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais) e do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros); e tem o apoio da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), que administra a Biblioteca Parque Villa-Lobos, entre outros equipamentos e projetos, para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Quais foram os critérios?

O ranking destaca, entre aquelas interessadas no processo de certificação do GPTW, as melhores empresas para trabalhar no mercado editorial, avaliadas pelos próprios colaboradores das organizações. Parceria inédita entre o PublishNews e o Great Place To Work, é o primeiro mapeamento do tipo em empresas da área editorial no país.

As empresas podem se inscrever no processo de Certificação GPTW de acordo com o plano mais adequado às suas necessidades. Em seguida, a própria empresa configura a pesquisa na plataforma do GPTW, e depois há a aplicação da pesquisa online com os colaboradores da organização, segundo a metodologia do Great Place To Work.

Quando a organização atinge uma nota igual ou superior a 70 na pesquisa com os funcionários, ela é certificada e recebe o selo digital de certificação – se tornando elegível a participar dos rankings das Melhores Empresas para Trabalhar.

Apenas empresas com 30 ou mais funcionários podem participar dos rankings – um número definido pelo GPTW com base em critérios globais de confiabilidade estatística. Porém, empresas com 10 ou mais funcionários já conseguem participar do processo de Certificação GPTW.

Para algumas listas específicas, como a de Mercado Editorial, a nota considerada para a formação dos Rankings GPTW é exclusivamente o Trust Index (resultado da Pesquisa de Clima Organizacional GPTW).

A Lista Mercado Editorial PublishNews-GPTW chama atenção para a importância de ter as pessoas no centro dos negócios e de melhorar os ambientes de trabalho, buscando potencializar o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores e o crescimento das empresas.

As vencedoras
O Grupo Neiva – sediado em João Pessoa (PB) – é formado pelas editoras MVC, Grafset e Lunik. A empresa se denomina um ecossistema que, há mais de 50 anos, desempenha um papel fundamental na oferta de soluções educacionais inovadoras. Materiais educacionais, como livros didáticos para diversos níveis de ensino, além de livros de apoio pedagógico e ao educador, fazem parte da produção do grupo.

Alguns dos produtos são o Revisa Enem, Sistema Evoluir, Mundo das Coisas, Hora de Aprender, Mais Saber e Codifica. A empresa também fornece serviços para instituições de ensino, públicas ou privadas, por meio de assessorias pedagógicas e gestão da aprendizagem.

A MOL Impacto foi fundada em São Paulo (SP) em 2007 como Editora MOL, por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, profissionais reconhecidos pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo e membros da rede da Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Formada por centenas de associados e profissionais em cada frente de negócio, a MOL soma mais de 15 anos de experiência na criação de modelos de negócio que geram doações, produção de conteúdo multiplataforma, desenvolvimento ponta a ponta de produtos sociais, operações de varejo, engajamento de stakeholders e transparência de iniciativas de impacto social.

Entre outras iniciativas, a empresa produz revistas e livros que são vendidos em parceria com redes de varejo, e a verba revertida é destinada a ONGs.

Trabalho do GPTW
A Jornada de Certificação & Ranking pode ser considerada um primeiro degrau para quem planeja cuidar do seu ambiente corporativo. Para se certificar e obter o selo, uma organização precisa realizar uma pesquisa com seus funcionários. Se 7 em cada 10 profissionais afirmarem que possuem um bom ambiente de trabalho de acordo com a metodologia Great Place to Work, a organização é certificada. Então, a empresa recebe um relatório com o resultado da sua pesquisa e um selo digital de certificação válido por 12 meses. É um selo de qualidade voltado para a gestão de pessoas.

“Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial”
O ranking “Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial” é fruto de um esforço iniciado em meados de 2023, quando o Great Place To Work e o PublishNews se uniram a fim de mapear organizações do ramo editorial no país.

Nesta edição, um total de 21 empresas participaram do processo de avaliação.

Agora, GPTW e PublishNews vão iniciar as conversas e os preparativos para uma segunda edição, que espera atrair um número significativamente maior de empresas.
Perfil das empresas premiadas:
• 23 anos: tempo médio de existência
• De quatro estados: São Paulo (4), Rio Grande do Sul (2), Paraíba (1) e Paraná (1)
• 100% oferecem possibilidade de trabalho home office
• 75% oferecem horários de trabalho flexíveis
• 75% tem modelo de jornada híbrido
• 100% adotaram práticas de saúde mental e bem-estar
• 25% tem opção de redução de jornada.

 

 

Menu de acessibilidade