Ao fundar a ABL no dia 20 de julho de 1897, Machado de Assis incitava os colegas a trocar pensamentos para que as idéias fossem difundidas e se perpetuassem pelas páginas da vida brasileira. Através de um discurso com poucas palavras, o escritor registrou que a tradição é o pilar onipresente da Casa.
No decorrer do processo evolutivo, a Academia Brasileira de Letras acrescentou a sua base marcos de extremo valor social, cultural e político, curiosidades e modernidades que serão lembrados e comemorados nesses 110 Anos da instituição.
Na sexta-feira (20/7), uma série de eventos serão realizados para homenagear os 110 Anos da ABL. Entre eles, Missa no Mosteiro São Bento, assinatura do Protocolo de Intercâmbio com o Ministério da Cultura de Portugal, inauguração de exposição, Sessão Solene com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Orquestra de Cordas da Grota do Surucucu, periferia de Niterói.
A Sessão será realizada no Salão Nobre do Petit Trianon e terá transmissão ao vivo pelo portal da Academia Brasileira de Letras.