Abrelivros organiza live para debater recursos digitais e o futuro do livro didático

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros) vai promover uma live com especialistas para um debate sobre o uso dos recursos digitais e o futuro do livro didático. A mesa “E agora? O avanço digital e o futuro do livro didático” será transmitida na próxima terça-feira (4), às 17h, no canal da Abrelivros no YouTube.

Durante o debate, será lançado o estudo “Papel e Digital: Pesquisa sobre a eficácia dos materiais didáticos”, da International Publishers Association (IPA) e da Norwegian Publishers Association. Segundo a Associação, trata-se de uma análise da inserção dos materiais didáticos por meios digitais e como o livro impresso continua sendo importante instrumento de aprendizagem.

“O estudo traz uma avaliação qualitativa da eficácia dos livros digitais na educação e se propõe a verificar como os materiais didáticos podem ter seu potencial mais bem aproveitado, além de recomendar as melhores práticas para o desenvolvimento de novos produtos voltados ao ensino”, diz um comunicado.

No posfácio do estudo, a a ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e atual presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi), Maria Inês Fini, defende a utilização da educação híbrida.

“Certamente, a publicação dessa coletânea de pesquisas, com sólidas referências bibliográficas em cada artigo, pode inspirar gestores de políticas educacionais no sentido de se adotar uma abordagem híbrida e, portanto, intercomplementar na elaboração do material didático para a educação básica – pois o livro impresso é indispensável para a constituição de leitores, ao mesmo tempo em que nossas crianças e jovens têm o direito de acessar o mundo digital com todo o encanto, fantasia e desafios que ele possa apresentar”, defende Maria Inês Fini, que não deixa de reconhecer os ganhos trazidos pelas novas tecnologias.

Ela reconhece que o acesso a conteúdos e recursos digitais precisa fazer parte da rotina estudantil. “Devemos, como educadores e cidadãos, empreender esforços de políticas públicas para que as defasagens socioeconômicas de nossa população não impeçam o acesso a todas as vantagens da tecnologia educacional, cuja criatividade de seus promotores nos espanta, mas nos encanta a cada dia”, define.

A live será aberta pelo presidente da Abrelivros, Ângelo Xavier, e mediada pela diretora executiva da associação, Renata Müller. Os nomes convidados para o debate são profissionais com experiência no ensino público, como o presidente do Fórum Latino-Americano de Editores Educacionais, Eduardo Kruel Rodrigues; a ex-secretária de Educação Básica do MEC e diretora do Instituto Reúna, Katia Smole; a coordenadora geral de Materiais Didáticos da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, Raphaella Rosinha Cantarino; e Maria Inês Fini.

Live “E agora? O avanço digital e o futuro do livro didático”

Data: 04/04/2023
Horário: 17h às 18h30
Local: YouTube da Abrelivros

Publicado por PUBLISHNEWS em 31/03/2023.

Menu de acessibilidade