Mineiros reinventam a escola

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Foi apresentada na segunda-feira oficialmente, em Minas Gerais, uma experiência para reinventar a escola pública — o nome de batismo é Escola Integrada. Conduzida pela prefeitura de Belo Horizonte, essa experiência visa aumentar a jornada escolar usando os mais variados espaços da cidade, a começar do bairro(clubes, parques, praças, museus, cinemas).  
 
O funcionamento é bem simples. Graças a uma parceria com 10 universidades mineiras, estudantes de diferentes faculdades fazem atividades com os alunos nos espaços comunitários.  
 
Ontem, por exemplo, brincadeiras ajudavam a aprender matemática. Toda essa articulação é possível porque existe, em cada escola municipal, um professor comunitário para montar parceiras, além da determinação de cruzamento de programas públicos de saúde, lazer, esportes, cultura, etc . É uma modalidade semelhante ao bairro-escola testado em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. A importância dessas experiência deve-se ao fato de que já nasce com lupa.  
 
Com o interesse de aumentar a jornada escolar, o Ministério da Educação resolveu disseminar pelo país, nos programas de formação de professor, o conceito de bairros educativos, dispondo técnicos e, em alguns casos, recursos, para a sua implementação.  
 

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