Mesmo com Black Friday, setor de livros recua na PMC de novembro de 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em novembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista caiu 0,6%, frente a outubro, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, divulgada na semana passada. Mesmo com a Black Friday, o setor de Livros, jornais, revistas e papelaria recuou 2,7% em relação a outubro.

“A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria, apesar da queda de novembro, teve uma trajetória muito positiva ao longo do ano. Em janeiro de 2022, ela estava 65,8% abaixo do patamar pré-pandemia e, em setembro, estava 33,1% abaixo. É uma atividade que teve quedas fortes, mas veio se recuperando até setembro, quando os resultados negativos apresentaram um rebatimento dessa trajetória de crescimento”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em nota.

De acordo com o pesquisador, a Black Friday, que ocorre anualmente no fim de novembro, não resultou em números muito positivos para o comércio varejista em 2022. Uma atividade que costuma ficar mais aquecida no período é a de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que também recuou após dois meses de crescimento expressivo.

“Esse desempenho mais fraco da Black Friday contribui fortemente para o resultado negativo do setor varejista em novembro. As condições macroeconômicas, como a falta de crescimento de crédito, a alta dos juros, a estabilidade do valor do Auxílio Brasil e a volta da inflação, acabam impactando a renda das famílias e diminuem o consumo”, explica Cristiano.

Vendas avançam 1,5% na comparação com novembro de 2021

Frente a novembro de 2021, as vendas do varejo cresceram 1,5%. Esse é o quarto resultado positivo consecutivo desse indicador. Em novembro, cinco das oito atividades pesquisadas avançaram, incluindo Livros, jornais, revistas e papelaria (1,1%).

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os resultados completos podem ser consultados no Sidra, sistema do IBGE.

Publicado por PUBLISHNEWS, em 16/01/2023.

Menu de acessibilidade