Escolas públicas receberão obras consagradas no Dia do Livro Infantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nesta quarta-feira, 18 de abril, comemorou-se o Dia Nacional do Livro Infantil, uma homenagem ao aniversário do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), autor de conhecidas histórias infantis, como A Menina do Narizinho Arrebitado e O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Uma das formas de comemorar a data e homenagear o autor é a ampliação do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Lobato acreditava que um país não se faz apenas com homens, mas também com livros. 
 
A partir de 2008, obras consagradas da literatura infantil serão distribuídas a todas as escolas públicas que atendam alunos até cinco anos de idade. O PNBE beneficia estudantes do ensino fundamental desde 1997, mas pela primeira vez contemplará a educação infantil. O objetivo é contribuir para que a criança desenvolva, cada vez mais cedo, o hábito e o gosto pela leitura.  
 
Serão investidos R$ 11.140.563,20 para atender 5.065.686 alunos de 85.179 escolas do ensino infantil. Cada escola receberá um acervo com 80 livros, escolhidos por profissionais de universidades com reconhecida tradição na literatura infantil. Os acervos contemplarão textos em verso (poemas, quadras, parlendas, cantigas, trava-línguas, adivinhações); textos em prosa (pequenas histórias, novelas, contos, crônicas, textos de dramaturgia, memórias, biografias); livros de imagens e de histórias em quadrinhos, dentre os quais se incluem obras clássicas da literatura universal artisticamente adaptadas ao público infantil.  
 
As editoras que detenham o direito autoral de obras desse tipo têm até o dia 14 de maio para inscrever livros que possam compor os acervos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, que serão distribuídos em 2008. O edital de convocação está disponível na página eletrônica do FNDE

Menu de acessibilidade