Valorização de professores: o caminho para uma educação melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No âmbito da educação, o ano de 2022 foi marcado pela valorização e pelo protagonismo dos professores do país. O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica.

Dessa forma, o piso salarial nacional da categoria passou de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,43. O piso se aplica a profissionais atuantes no magistério da educação básica pública, vinculados a instituições de educação infantil, fundamental e médio das redes federal, estadual e municipal – que cumprem carga horária de trabalho de 40 horas semanais.

Além do reajuste, diversas ações são realizadas em prol da educação no Brasil, com foco na capacitação desses profissionais. Para isso, o MEC, por meio de suas secretarias e entidades vinculadas, é responsável por proporcionar cursos e demais ações para a formação continuada de professores e demais profissionais da educação.

Com a criação da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, o MEC dá amparo às diversas iniciativas e ações dos entes federados no que concerne à recuperação das aprendizagens.

A referida Política não só fortalece práticas já estabelecidas, como amplia o escopo de ações de diversos programas e projetos prioritários do MEC, tais como: Programa Brasil na Escola, Programa Itinerários Formativos, Programa de Inovação Educação Conectada (Piec), Programa Educação e Família, Observatório Nacional de Monitoramento do Acesso e Permanência na Educação Básica, além de iniciativas de formação de professores e de ampliação da resiliência dos sistemas de ensino.

Ainda no que diz respeito à formação continuada, o Piec, tem contribuído para o fomento da prática pedagógica na educação básica por meio de plataformas tecnológicas. A medida disponibiliza, ainda, recursos e tecnologias educacionais baseadas em evidências a docentes e a gestores educacionais, além de fortalecer e expandir as práticas e as abordagens educacionais existentes por meio do uso de novas tecnologias e de recursos digitais.

Tratando-se de novas práticas e abordagens, o MEC criou o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), espaços dedicados para a formação de professores. O objetivo é oferecer um local em que os professores da rede de ensino pública do país possam experimentar equipamentos, plataformas digitais e metodologias que permitam desenvolver a inovação na prática pedagógica.

Publicado por Assessoria de Comunicação Social do MEC – 14/10/2022.

Menu de acessibilidade