Representantes dos Países Baixos conhecem políticas educacionais brasileiras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação (MEC) recebeu, nesta quarta-feira (05/10), uma delegação de 20 servidores do Ministério da Educação dos Países Baixos para conhecer a estrutura do sistema de ensino brasileiro e as políticas públicas voltadas para a educação básica, superior, especial, profissional e tecnológica. A comitiva internacional está visitando diferentes cidades do Brasil para saber mais sobre a construção e a execução das iniciativas educacionais do país.

Na ocasião, representantes do MEC apresentaram as políticas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à educação rural e para estudantes indígenas, à Educação Profissional e Tecnológica, às formas de acesso ao ensino superior e aos programas para a expansão de vagas na rede pública.

As equipes técnicas tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre desafios e soluções para o cenário educacional pós-pandemia, além de identificar possíveis áreas de interesse mútuo para possibilidades de cooperação.

A Embaixada dos Países Baixos promoveu ainda uma atividade de integração entre a delegação visitante e representantes do governo brasileiro e de organismos internacionais. Na ocasião, o Ministro da Educação, Victor Godoy, fez uma breve apresentação ao Embaixador e aos demais presentes sobre as principais políticas e avanços obtidos no sistema educacional do Brasil nos últimos anos, com destaque para a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, instituída pelo Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022.

Saiba Mais
Os Países Baixos contabilizam uma população de aproximadamente 17 milhões de habitantes, equivalente ao estado do Rio de Janeiro. A nação apresenta um sistema educacional de qualidade, sendo destaque em exames internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), além de possuírem universidades de renome e com alto grau de internacionalização.

Menu de acessibilidade