Municípios com baixos indicadores terão atenção especial

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O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 9 de maio, na apresentação do PDE na Bahia, que dos mil municípios com os mais baixos indicadores educacionais classificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), poucos buscaram recursos extras junto ao Ministério da Educação. Por esse motivo, disse Haddad, o MEC irá até essas cidades levar as metas do Compromisso Todos pela Educação.  
 
“Precisamos levar apoio técnico e financeiro a esses municípios, e não vamos olhar para partidos políticos. O olhar da educação precisa estar nas crianças”, destacou Haddad. Ele afirmou que no processo de recuperação da educação básica, o Compromisso Todos pela Educação traça algumas diretrizes, entre elas, reforço escolar, combate à repetência e à evasão, criação de conselhos escolares municipais atuantes e com representação de toda a comunidade escolar. 
 
O ministro ressaltou que alcançar as metas do compromisso significa um pacto pelo futuro. “A vantagem do investimento em educação sobre qualquer outro investimento é que ele é feito por apenas uma geração. Uma geração educada educa as seguintes.” 
 
Segundo Haddad, o combate ao analfabetismo tem que ser urgente e inadiável. “Investimos cerca de R$ 200 milhões por ano e a taxa de analfabetismo medida pelo IBGE não caiu. Isso porque o Brasil Alfabetizado não estava onde deveria estar, especialmente no Nordeste”. O ministro apresentou dados que mostram que a taxa de analfabetismo na região, entre jovens de 15 a 29 anos, é cinco vezes maior do que no restante do Brasil.  
 
 
 
Haddad vai percorrer o Brasil divulgando o PDE
Portal UOL Educação  
 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, começa nesta quarta (9) a Caravana da Educação. Junto com o governador do Estado, Jaques Wagner, Haddad lança na Bahia o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). Na caravana, o ministro vai viajar pelo Brasil para falar sobre o plano. O plano faz parte do Compromisso Todos pela Educação e compreende uma série de metas que une esforços do governo federal, dos Estados e dos municípios.  
 
O desafio das três esferas de governo é trabalhar em regime de colaboração, junto com os pais dos alunos e a comunidade, para melhorar a qualidade da educação brasileira. Os Estados e municípios que aderirem serão obrigados a cumprir uma série de diretrizes, mas, também, receberá apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação.  
 
São 28 diretrizes, entre as quais destacam-se: foco na aprendizagem; alfabetização das crianças, no máximo até os oito anos; acompanhamento individual do aluno considerando a freqüência e o desempenho escolar; combate à repetência com aulas de reforço; combate à evasão; garantia de acesso e permanência de estudantes com deficiência nas classes comuns; plano de carreira para o professor; fixação de regras para nomear e exonerar o diretor da escola; promoção da gestão participativa; fomento dos conselhos escolares. 
 

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