Rede forma 75 mil professores da educação básica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de 75 mil professores da educação básica já foram formados pela Rede Nacional de Formação Continuada, programa do MEC que está em vigor desde 2004 e vai até 2007. “Temos visto a formação continuada como um direito dos professores e como uma necessidade de qualquer profissional“, explica Roberta de Oliveira, coordenadora-geral de Política de Formação da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). “Todos têm a necessidade de atualização e de refletir sobre o trabalho que estão desenvolvendo“, afirma.  
 
A rede foi criada com o objetivo de melhorar a formação dos professores da educação básica. Dezenove universidades foram selecionadas para compor a rede e constituir centros de pesquisa e desenvolvimento da educação. Disseminados por 14 estados, os centros são capazes de cobrir todo o País, por meio de parcerias e com recursos do MEC, elaborando programas, cursos e materiais voltados para a formação continuada dos professores em exercício nos sistemas estaduais e municipais, em cinco áreas do conhecimento: alfabetização e linguagem, educação matemática e científica, ensino de ciências humanas e sociais, arte e educação física e gestão e avaliação da educação. 
 
No ano de inauguração da rede, os centros se dedicaram a planejar e a organizar os cursos. Já em 2005, foi feita a divulgação, com o início de algumas turmas. Mas foi em 2006 que a rede se tornou mais conhecida e houve uma maior oferta de cursos em todo o País. Para o próximo ano, o último do convênio do MEC com as universidades, estão previstas pesquisas para avaliar o impacto da formação dos professores nas escolas.  
 
A avaliação dos trabalhos deste ano será feita no 4º Seminário da Rede Nacional de Formação, que ocorre nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Brasília. O encontro prevê o balanço anual do programa, a discussão de estratégias e a troca das experiências entre os centros de pesquisa.  

Menu de acessibilidade