Professores querem continuidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais

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A atuação do professor tem como dimensão principal a docência, mas não se restringe a ela. Inclui a participação no projeto educativo e curricular da escola, a produção de conhecimento pedagógico e a participação na comunidade educacional.  
 
A afirmação é da secretária de Educação Fundamental, Iara Glória Prado, no encontro da Rede Nacional de Formadores dos Programas Parâmetros em Ação e de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado na última semana, em Brasília. 
 
Na opinião de Iara, os projetos de desenvolvimento profissional só terão eficácia se estiverem vinculados a condições de trabalho, avaliação, carreira e salário. O Programa Parâmetros em Ação dissemina uma cultura de formação continuada entre os professores e impulsiona mudanças no planejamento e gerenciamento de recursos humanos nos sistemas públicos de ensino. “Eles fortalecem a atuação das Secretarias de Educação para superar a tradição de descontinuidade“, explica Iara. 
 
Ela diz que a escola só muda com planejamento coletivo. O Parâmetros em Ação, coordenado pela Secretaria de Educação Fundamental (SEF/MEC), já chegou a 2.899 municípios brasileiros, beneficiando cerca de 454 mil professores de todo o país. Financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o programa possui uma rede para facilitar o processo de conhecimento.  
 
Iara Prado lembrou que a rede do Parâmetros em Ação se constituiu independente do meio. Os materiais, incluindo Parâmetros e Referenciais Curriculares Nacionais, chegaram aos professores até de barco, por e-mail e pela Internet. Para se ter uma idéia, somente os Referenciais Curriculares Nacionais somaram 2 milhões e 130 mil unidades entregues. 
 
Elogios – No encontro, que reuniu durante três dias cerca de 230 docentes de várias partes do País, os professores e os 67 secretários municipais e estadual de Educação de Mato Grosso do Sul oficializaram o pedido de continuidade do Parâmetros em Ação nos próximos anos. Eles assinaram recentemente em Campo Grande um manifesto sugerindo a continuidade do programa. “Ele fez uma enorme diferença para nossa formação“, explicou a professora Ana Paula Gaspar Lima, de Campo Grande (MS). 
 
 
 

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