Crianças brasileiras são as 3ªs que mais usam a Web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De olho no Dia das Crianças, alguns anunciantes encomendaram ao Ibope eRatings um levantamento sobre os seus hábitos na Internet. O resultado foi que, em agosto, as crianças brasileiras entre 2 e 11 anos utilizaram a Web em média 3hs e 15m, o que representa um crescimento de 22% em relação ao mesmo mês de 2001. “Esse tempo inclui somente as crianças que navegaram por conta própria. Se incluirmos as que navegam com alguma supervisão de adultos, a utilização deve ser mais intensa“, destaca Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise para América Latina do instituto.

Outro dado bem interessante apontado pelo estudo foi que as crianças do Brasil só perdem em tempo de navegação na Web para a dos Estados Unidos e do Japão. “Certamente o acesso feito nas escolas deve ser mais generalizado nos países mais desenvolvidos, mas não deixa de ser interessante que em termos de acesso doméstico as crianças brasileiras utilizem a Internet de forma mais intensa que as européias, particularmente no caso de países como a Suécia, um dos líderes mundiais em termos de penetração da Internet, ou da França, onde a existência de sistemas online como o MiniTel já era corriqueira no início dos anos 90“, diz Coutinho.

Ainda segundo o Ibope eRatings, os grandes portais atraem o mair número de crianças em termos absolutos, mas existem alguns sites que se caracterizam por uma grande afinidade com este público, como é o caso, no Brasil, do CartoonNetwork. Para Coutinho, que no final do ano defenderá uma tese de doutorado na USP sobre o tema, esse é um sinal da necessidade de os anunciantes integrarem a Web na sua estratégia de mídia. “Para a geração que nasceu a partir do final dos anos 80, a Internet não se trata de uma ´nova mídia´, mas de uma mídia como qualquer outra, como o rádio, a televisão e o jornal foram para seus pais“, diz.

Menu de acessibilidade