Instituto XP e Nova Escola lançam série de conteúdos de educação financeira para professores da rede pública de Ensino Fundamental

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Iniciativa foi estruturada a partir de estudo inédito conduzido com comunidade escolar e dialoga com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A trilha é uma das ações da parceria que tem como meta beneficiar mais de 350 mil professores nos próximos três anos.

Sete em cada 10 professoras e professores acreditam que educação financeira é um tema transversal e que pode ser aplicado em todas as disciplinas. No entanto, 34% dos educadores se sentem pouco preparados ou ‘nem preparados, nem despreparados’ para abordar o assunto. É o que aponta o estudo inédito encomendado pelo Instituto XP e Nova Escola para guiar o lançamento do Projeto Educação Financeira Transforma, iniciativa que levará uma trilha educativa para professores de todo o Brasil sobre o tema educação financeira. Essa é uma das ações programadas pela parceria que deve beneficiar mais de 350 mil professores no país.

O conteúdo educativo consiste em trilha de cursos autoinstrucionais relacionados a consumo consciente, orçamento familiar e planejamento, reportagens e 70 planos de aula disponíveis no site da Nova Escola que podem apoiar os docentes a ensinar educação financeira nas escolas. Construída em conjunto com professores que atuam em sala de aula em todas as regiões do país, Instituto XP e Nova Escola conduziram uma agenda com conversas e rodas de discussão com professores de diferentes perfis e realidades do Brasil para garantir a diversidade e a realidade regional de cada estado na elaboração dos materiais. O conteúdo estabelece conexões de “Educação Financeira” com todas as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as específicas para além das aulas de Matemática, como Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências e Arte.

“O Instituto XP tem o propósito de transformar a educação financeira para melhorar a vida das pessoas e construir o Brasil que sonhamos com a meta ambiciosa de alcançar 50 milhões de brasileiros e brasileiras nos próximos 10 anos. Acreditamos no potencial de transformação da vida de crianças e adolescentes a partir de uma relação melhor com finanças. Por isso, estamos muito confiantes nesta parceria de, pelo menos, três anos com a Nova Escola em que vamos contribuir com mais de 350 mil professores. Queremos ser aliados dos educadores e educadoras que são essenciais no processo de transformação que toda a comunidade escolar vem liderando no país”, diz Marcella Coelho, Head de impacto social da XP.

Para nortear o desenvolvimento do material, o Instituto XP encomendou um estudo exclusivo com a Nova Escola – plataforma que conta com cerca de 2,7 milhões de acessos únicos por mês – sobre “Educação Financeira nas escolas públicas” para identificar a percepção e os desafios em relação ao tema. A pesquisa constatou que 99% dos professores consideram importante ou muito importante a educação financeira na vida pessoal e para 95% dos entrevistados é um tema que deve ser ensinado para as crianças se organizarem financeiramente desde cedo, porém apenas 23% dos professores tiveram contato prévio com o tema. O estudo também indicou que pouco mais da metade dos professores já inseriram educação financeira em momentos pontuais na aula, de maneira intuitiva, e 64% têm uma predisposição positiva em relação a abordar questões sobre dinheiro. Enquanto 1/3 nunca abordou o tema, pois há necessidade de ferramentas e conteúdos estruturados. A pesquisa da Nova Escola foi realizada em parceria com o Instituto Biomma e ouviu mas de mil professores do ensino básico de escolas públicas em todo o Brasil, entre os meses de novembro e dezembro de 2021.

“Apesar de sua grande importância na formação de cidadãos mais conscientes em relação ao próprio dinheiro, a Educação Financeira ainda é um tema pouco discutido nas escolas e nos lares brasileiros. Partindo dessa compreensão, nossos planos de aula foram construídos de forma a apoiar o professor e oferecer todo o suporte necessário para a quebra desses paradigmas”, garante Danielle Brandão, Coordenadora Pedagógica da Nova Escola, organização de impacto social voltado a apoiar e oferecer recursos para educadores e melhorar a Educação pública no Brasil.

“De acordo com especialistas, além de beneficiar as famílias dos alunos que entram em contato com o tema, a educação financeira tem um papel fundamental de mudar a consciência e a saúde financeira dessas famílias no futuro. Para alcançar e entender a realidade do ensino público brasileiro, aplicamos planos modelo em escolas de diversas regiões do país, mantendo uma conversa sempre aberta e franca com os professores e gestores envolvidos e realizando os ajustes que se fizeram necessários para entregar um material da mais alta qualidade”, finaliza.

Entre os temas dos materiais didáticos que serão oferecidos no programa estão: a origem do dinheiro e do orçamento familiar, com exemplo de plano de aula possível de ser replicado, casos práticos e baseados em dúvidas reais; como trabalhar consumo e sociedade, uma reflexão sobre as relações de consumo, compreendendo que consumir é uma atividade necessária ao ser humano e que, quando realizada de maneira equivocada, pode impactar negativamente a vida em família e em sociedade e o meio ambiente; além de como aprender a se planejar, que irá discutir o impacto do planejamento na saúde financeira dos indivíduos, famílias e instituições, incluindo a escola, e como planejá-lo de forma sustentável. Os materiais já estão disponíveis na plataforma da Nova Escola. Em breve, mais conteúdos serão disponibilizados. Para acessá-los ou obter mais informações, acesse: https://especial.novaescola.org.br/educacao-financeira-transforma/.

Menu de acessibilidade