Foram prorrogadas para o dia 15 de novembro as inscrições para o edital da Ação Griô, do Programa Cultura Viva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Diante do interesse por parte dos Pontos de Cultura, em desenvolverem projetos melhores e mais bem elaborados, que possam contribuir para a aplicação da pedagogia dos mestres dos saberes na educação de crianças e adolescentes, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais, anuncia que o Edital da Ação Griô teve o prazo para as inscrições de projetos prorrogado até o dia 15 de novembro próximo. 
 
A Ação Griô, projeto que visa valorizar o saber popular e respeitar a cultura tradicional e oral do Brasil, já teve seu edital publicado no Diário Oficial da União e está disponível no link “Apoio a Projetos – Editais“ do site do Ministério da Cultura, para que os Pontos interessados possam ingressar na Ação. O Programa Cultura Viva seleciona aproximadamente 50 projetos propostos por Pontos conveniados pelos editais de números 1, 2 e 3. O projeto de cada Ponto, apresentado pelo griô aprendiz, deve ter parceria com um educador de uma escola ou universidade, com 1 a 5 griôs e/ou mestres de tradição oral da comunidade. Os mestres, os griôs e os griôs aprendizes receberão, durante o período de 1 ano, bolsas de trabalho no valor de R$ 350,00 mensais. O repasse será de até 500 bolsas. 
 
“Griô é todo o saber popular. O saber popular de origem africana, indígena, ucraniana, japonesa, todos são griôs, todos entram na mesma roda”, explica Célio Turino, secretário de Programas e Projetos Culturais e coordenador do Programa Cultura Viva. “Estamos ansiosos pelos projetos que virão e que acrescentarão sabedoria popular à educação dessa nova geração. Esperamos que todos os Pontos apresentem seus projetos. Essa ação é articulada, inclusive, com uma outra linha de organização da gestão que estamos fazendo dentro do Cultura Viva”, acrescentou Turino. A gestão citada por Célio Turino trata-se da articulação entre os Pontos de Cultura em uma intra-rede, ou seja, as instituições conveniadas dão as suas contribuições dentro do Programa de acordo com os seus objetos de trabalho. 
 
Confira aqui o Edital

Menu de acessibilidade