Boletim PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Boletim PNLL repaginado 
 
O Boletim Livro e Leitura está de cara nova. O informativo que adota uma diagramação mais descontraída acompanha a recente reformulação do site do Plano Nacional do Livro e Leitura. O visual muda, mas o objetivo é o mesmo: levar informações sobre o universo do livro e da leitura para educadores, profissionais do mercado livreiro e público em geral.  
 
Prêmio VivaLeitura divulga os finalistas 
 
Já saíram os 15 projetos finalistas do Prêmio VivaLeitura 2006 nas categorias: pessoas físicas, universidades e instituições da sociedade civil; escolas públicas e privadas; e bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. Embora São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro tenham sido os estados com maior número de trabalhos inscritos, todas as regiões do país enviaram trabalhos e estão presentes entre os finalistas. Patrocinado pela Fundação Santillana, da Espanha, o prêmio é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Este ano, em sua primeira edição, o concurso registrou a inscrição de 3.031 trabalhos. Em 13 de novembro, serão divulgados os três finalistas, um por cada categoria que receberão R$ 25 mil. 
 
Biblioteca Nacional completa 196 anos 
 
A Biblioteca Nacional completou 196 anos no dia 29 de outubro. Fundada em 1810 por D. João VI, possuía um acervo inicial de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Trazido pela Família Real Portuguesa em 1808, o material foi acomodado no Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. O destaque fica por conta dos volumes da Bíblia de Mongúncia, primeiro documento impresso no mundo, em torno de 1440, por Gutenberg. Havia também a primeira edição de Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, além do menor livro do mundo que, com apenas um centímetro de comprimento, ensina o “Pai Nosso” em sete línguas. Atualmente, a Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO a oitava biblioteca nacional do mundo, a maior da América Latina e abriga cerca de nove milhões de itens. 
 
Pesquisa da Fipe sobre o setor editorial 
 
Termina em 15 de novembro o prazo para as editoras participarem da pesquisa sobre a “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – Primeiro semestre de 2006“, coordenada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Os associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) devem entrar no site e responder ao questionário no formato eletrônico. As informações serão mantidas sob sigilo. Todo associado receberá gratuitamente o relatório da pesquisa que pode ser obtida nos sites da CBL e SNEL Mais informações pelos telefones (11) 3091-5876 ou (11) 3815-2309 e e-mails rstern@fipe.org.br ou eliseteff@fipe.org.br. 
 
Incentivo à leitura aos alunos do Distrito Federal 
 
A partir de 7 de novembro, catorze escolas públicas do Distrito Federal vão receber o projeto Brincando de Biblioteca, inscrito no Eixo 2 (Fomento à Leitura e Formação) do Plano Nacional do Livro e Leitura. Trata-se de uma série de oficinas literárias que estimulam a leitura por prazer e ajudam a transformar os alunos em multiplicadores de leitura. O projeto consiste na distribuição de mais de setenta obras de literatura infantil aos participantes que, após a oficina, apresentam um programa literário, recheado de música, teatro e poesia.  
 
Comissão do MinC analisa projetos culturais 
 
Em 25 de outubro, o Ministério da Cultura promoveu a reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), a terceira realizada com a nova formação. Marco Antônio Acco, secretário de Incentivo e Fomento à Cultura, presidiu a sessão, representando o ministro da Cultura, Gilberto Gil. Foram discutidos mais de mil projetos culturais nas áreas de Artes Cênicas, Música, Humanidades, Artes Plásticas, Artes Integradas, Audiovisual e Patrimônio Cultural. Os conselheiros, entre eles, José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, também analisaram recursos de projetos culturais. Também participam da reunião os membros da equipe da Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic) e os representantes das instituições vinculadas ao MinC.  
 
Municípios paulistas ganham salas de leitura 
 
Graças à parceria entre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e o Grupo Editorial Record, 24 municípios paulistas ganharão Salas de Leitura. As unidades, que funcionam como bibliotecas comunitárias, contarão com um acervo de 39 mil livros, doados pela AES Eletropaulo. O programa inclui obras sobre história, artes, literatura, filosofia e ciências sociais. 
 
Barraca das Letras é um convite à leitura 
 
O projeto Barraca das Letras está entre os dez finalistas do Prêmio Cultura Nota 10, versão 2006. Patrocinado pela EMBRATEL e realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o prêmio valoriza a criatividade, o ineditismo, o baixo custo de implementação e a inclusão social por meio da cultura. A Barraca das Letras leva cultura e literatura aos moradores de Maricá (RJ), por meio de uma livraria e de uma biblioteca, instaladas em praça pública. O espaço estimula o saudável hábito da leitura em cerca de 18 mil pessoas da região. 
 
Entre uma parada e outra, literatura de qualidade  
 
Desenvolvido pela BHTrans, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto Leitura para Todos leva literatura aos passageiros de ônibus da capital mineira. As obras – poemas, crônicas, contos e fragmentos de romance – são apresentadas em tamanho A4, plastificadas e amarradas com cordas de nylon na parte traseira dos bancos. Há autores para todos os gostos – desde Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas até o romancista Machado de Assis, de Dom Casmurro. O objetivo é incentivar a leitura e proporcionar uma melhor viagem ao público. 
 
Deficientes visuais têm acesso à site da biblioteca virtual 
 
Em uma iniciativa inédita, a Biblioteca Virtual Pearson oferece recursos de inclusão digital aos portadores de deficiência visual. O site disponibiliza um plugin que permite baixar páginas em Braille para impressão e também garante o acesso à leitura sonora de textos. Já para deficientes visuais parciais, há a possibilidade de o texto ser aumentado em até 32 vezes. Além disso, a navegação elimina a necessidade do mouse já que é totalmente adaptada para a utilização do teclado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5505-8922. 
 

Menu de acessibilidade