Escola incentiva o hábito da leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Decepção: foi o que sentiu um grupo de professoras da Emei Manuel Preto ao implementar pelo 4º ano consecutivo um projeto de incentivo à leitura, que aos finais de semana disponibiliza livros infantis para que os pais dos alunos possam ler algumas histórias em casa com os filhos. Para a surpresa de Damaris Cogo, uma das professoras da Emei, mais de 70% dos alunos chegam às aulas nas segundas-feiras sem ter lido ao menos um trecho do livro. 
 
Segundo especialistas em educação, a família tem papel fundamental no processo de desenvolvimento da prática da leitura dos filhos. “Os hábitos familiares têm grande influência no comportamento das crianças. Os pais não podem delegar aos professores a tarefa de despertar interesse à leitura em seus filhos, mas devem criar meios para estimulá-los dentro de casa“, afirma Idméa Semeghini-Siqueira, lingüista da Faculdade de Educação da USP. 
 
No entanto, Idméa explica que o mais difícil é sensibilizar os pais para a importância do seu papel. “Os familiares podem criar diversas maneiras de fazer o momento de leitura se tornar interessante lúdico e periódico, mas, para isso, precisam estar envolvidos“, explica. 
 
Educadores 
 
Já Marisa Lajolo, professora de literatura da Unicamp e parceira do Projeto Entorno da Fundação Victor Civita, indica caminhos para que os educadores envolvam os pais no processo de incentivo à leitura dos filhos. “Os professores podem aproveitar a reunião de pais para ler um texto em conjunto com o grupo, fazê-los experimentar a prática da leitura para que, por meio dessa atividade, consigam pensar em formas para que ajudem seus filhos a criarem o ritual da leitura.“ 
 
Marisa também sugere que os professores façam algumas perguntas para os pais, como, por exemplo, “Qual foi o primeiro livro que você leu? Quando foi e quais são as lembranças que você guarda desta experiência?“ Segundo ela, ao pensar sobre suas experiências com a leitura os pais se sentirão mais à vontade para criar atividades com seus filhos. 
 
Resultados 
 
Para a professora Damaris Cogo, os hábitos familiares trazem resultados positivos em sala de aula. “Os filhos dos pais que participam do nosso projeto têm desempenho fantástico. Eles sabem contar a história e as complementam.“ 
 
A mãe de Luan, 9 anos, Patrícia Moldan, também diz que a família é fundamental. “Meu filho adora ler. Só a coleção do Harry Potter ele já leu 4 vezes.“ Segundo ela, Luan desde pequeno tem acesso aos mais diferentes livros. “Quando vou dormir, ele ainda fica lendo no quarto.“ 
 
Outra curiosidade é que Patrícia sempre deixa os dicionários de português e inglês na sala. “Quando surge uma palavra diferente, imediatamente a buscamos.“ 
 
Patrícia enfrentou a discórdia familiar, pois também optou em não ter acesso ao conteúdo da TV aberta em casa. “Quando ele visita seus colegas, ele assiste, mas em casa não sente falta, pois quando quer ver TV, ele assiste DVDs“. 

Menu de acessibilidade