O Ensino Online e a Educação do Futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é possível desenvolver um sistema educacional que ultrapasse barreiras físicas e atenda toda a sua extensão? Com certeza, a chegada do ensino online veio para revolucionar essas questões e contribuir para o futuro da educação. Daqui para frente, é impossível pensarmos em educação sem considerar as ricas possibilidades que a aprendizagem remota pode proporcionar.

Os números comprovam a ascensão da modalidade EAD na realidade brasileira. Antes mesmo do início da pandemia, o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já havia divulgado um aumento de 378,9% no número de matrículas em graduações à distância. Isso reflete um salto de 330 mil para a marca de 1 milhão e meio de novos estudantes em ensino remoto. Já o Censo da Educação Superior aponta que, no ano de 2019, o número de matriculados em graduações EAD superou, pela primeira vez, o número de pessoas que se matricularam no ensino presencial.

O que essas pesquisas revelam? Em primeiro lugar, que o Ensino Online está entre as principais tendências para o futuro do país. Simboliza também a mudança em sua estrutura, que abraçou novos caminhos, ampliando-se para além das opções do método tradicional. Mostra o tamanho da força da modalidade EAD e o seu impacto na sociedade a curto, médio e longo prazo, sendo aplicável em vários cenários, pois até num momento de crise mundial, o EAD expandiu-se.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é fácil elaborar e colocar em prática uma aula online. As aulas devem ser planejadas e executadas com conteúdos interativos, com transmissão de qualidade e inovação, para enriquecer o que é oferecido e manter a mesma qualidade do ensino presencial.

Neste novo cenário, o professor deixa de ser um repassador de conteúdo para ser um incentivador, um parceiro no aprendizado. Há um aumento da interatividade entre ele e o aluno, favorecendo a retirada de dúvidas, resolução de problemas e assiduidade nas aulas.

Pensando nisso, quais são as vantagens existentes na educação remota? A seguir, estão algumas delas:

Autonomia e autogerenciamento emocional dos alunos

Professores mais criativos e motivados

Aumento da tecnologia aplicada ao aprendizado

Aproximação entre alunos e professores

Participação da família em etapas do processo educacional

Acesso a conteúdo atualizado e diversificado

Possibilidade de ter um ensino com a mesma qualidade do curso presencial

O Ensino Online revela-se como a alternativa que conduz a educação ao futuro, pois é mais adequada à realidade, engloba as novas tecnologias e a expansão do acesso à internet e dialoga com os novos hábitos de consumo de informação da população em geral. O século 21 foi marcado pela revolução digital, fazendo da internet a protagonista. Por isso, o setor educacional, ao caminhar junto com essa expansão, crescerá e se desenvolverá cada vez mais, entregando um conteúdo de qualidade (igual ou superior a do ensino presencial), com menor custo e maior acessibilidade e interatividade.

Menu de acessibilidade