Plano Nacional do Livro quer incentivar a leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 12 e 13 de março, será realizado em São Paulo o Fórum de Leitura com o objetivo de estabelecer um conjunto de iniciativas sobre o livro e a leitura no país. Atualmente, as ações que abordam este tema estão dispersas e o fórum vem justamente para realizar o Plano Nacional de Livro e Leitura. O plano é centrado em quatro eixos: a democratização do acesso; fomento à leitura e formação; valorização da leitura; e comunicação e apoio à economia do livro. 
 
O chefe de gabinete do Ministério da Educação, Ronaldo Teixeira, salienta que este plano “é rigorosamente nacional, portanto, não governamental“. O objetivo é unir esforços da União e da sociedade. “A nossa expectativa é que se torne um plano de estado“, explica. 
Teixeira salienta a importância do evento por fazer parte da Bienal do Livro de São Paulo. Lembra também que o ministério é responsável por traçar as diretrizes para a política nacional do livro e da leitura e lembra que isto não é produzido isoladamente. Há uma ação conjunta com o Ministério da Cultura, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Biblioteca Nacional.  
 
Durante o evento ocorrerá, também, o lançamento do Prêmio Vivaleitura. Uma parceria entre os ministérios da Educação e da Cultura e a OEI com o objetivo de estimular a leitura e a formação educacional, além do reconhecimento às melhores experiências relacionadas à leitura. O prêmio será anual e a duração do projeto de premiação será de dez anos, prorrogáveis por mais dez. As inscrições vão até o dia 9 de março, na página eletrônica do Fórum. 
 
O Fórum de Leitura ocorre no Auditório Elis Regina, Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo.  

Menu de acessibilidade