Pronacampo prevê formação de professores e distribuição de material didático específico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De responsabilidade da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC), o Programa Nacional de Educação do Campo, mais conhecido como Pronacampo, visa abranger ações de formação inicial e continuada de professores, distribuição de material didático específico. acesso e recuperação da infraestrutura em todas as etapas e modalidades de ensino da educação do campo.

Com o objetivo de atender às necessidades de todas as áreas que envolvem a educação no campo, o Programa se divide em quatro eixos. São eles: a Gestão e Práticas Pedagógicas; a Formação Inicial e Continuada de Professores; a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional; e a Infraestrutura Física e Tecnológica.

Além dos quatro eixos, o Pronacampo conta com ações interligadas, sendo elas: o PNLD/Campo, a Ação Escola da Terra, a Licenciatura em Educação do Campo, o PDDE Campo, o PDDE Água, o Luz para Todos na Escola, e a Inclusão Digital. A Inclusão Digital, por exemplo, foi instituída em 2013 e consiste em dar apoio financeiro para que as escolas do campo possam ter acesso à computadores e à internet.

Essa ação atende às escolas do campo que informam, por meio do Censo Escolar, que a instituição não possui computadores e acesso à internet. Somente no ano de 2019, a ação Inclusão Digital beneficiou, por intermédio do Programa de Inovação Educação Conectada, 4.906 escolas do campo e 141 escolas indígenas.

Saiba mais sobre os eixos e ações do Pronacampo.

Menu de acessibilidade