Concurso Literatura para Todos já recebeu 200 inscrições

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os jovens e adultos que estão concluindo a alfabetização em centenas de salas de aula em todo o país vão receber, este ano, obras literárias produzidas especialmente para eles. São 2,4 milhões de livros, de oito gêneros literários, que serão selecionados por especialistas entre as obras inscritas para o concurso Literatura para Todos. As inscrições podem ser feitas até 16 de março na página eletrônica do concurso. A relação dos ganhadores será divulgada em 5 de maio. 
 
Escritores profissionais e amadores podem concorrer em várias modalidades: conto ou novela, crônica, poesia, biografia ou relato de viagem, ensaio ou reportagem; textos da tradição oral: esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo, cinema, quadrinhos; texto utilizando linguagem das tecnologias de informação e comunicação (e-mail, blog, comunidades virtuais, grupos de discussão etc.). A obra deverá ser inédita.  
 
O concurso selecionará oito livros, um de cada gênero, para produção, publicação, divulgação e distribuição. O Ministério da Educação vai distribuir R$ 80 mil em prêmios, sendo R$ 10 mil para cada vencedor. A edição inicial será de 2,4 milhões de livros, sendo 300 mil de cada gênero. Os textos devem considerar o público-alvo do concurso: jovens e adultos recém-alfabetizados. Para estes novos leitores, o MEC quer oferecer livros com narrativa atraente e que não se confundam com tarefas escolares; textos que façam uma leitura do mundo, que favoreçam o envolvimento afetivo do leitor e que possibilitem a comunicação, compreensão, entendimento e crítica. O edital recomenda que os autores priorizem a leveza e a invenção poética, para proporcionar aos leitores oportunidades de suavizar o cotidiano e para enfrentar os problemas e os limites da realidade. 
 
Comissão – Entre 17 de março e 5 de abril, uma comissão de nove especialistas e escritores vai avaliar as obras e selecionar as oito melhores. Participam da comissão Antônio Torres, jornalista, publicitário e autor de 13 livros; Heloisa Jahn, filósofa, editora e tradutora; Jane Paiva, educadora, pesquisadora e autora de livros para a educação de jovens e adultos; Lígia Cademartori, doutora na área de teoria literária e autora de livros sobre teoria e crítica; Marcelino Freire, contista, editor e divulgador da nova geração de escritores brasileiros; Magda Soares, pesquisadora nas áreas de educação e linguagem, ensino de língua portuguesa, leitura e escrita; Milton Hatoum, professor de literatura, escritor, romancista; Moacyr Scliar, escritor de vários gêneros; e Rubens Figueiredo, professor, contista, romancista, tradutor e crítico.  

Menu de acessibilidade