‘Classes C e D compram livros e se não comprassem, teria que incentivar e não dificultar’

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Luiza Helena Trajano é, hoje, uma das vozes mais respeitadas entre o empresariado brasileiro. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza está à frente do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne alguns milhares de mulheres divididas em comitês para debater temas que vão de políticas públicas até a conexão de bairros e comunidades. e lidera o movimento Unidos pela Vacina, que envolve o setor privado no processo de imunização dos brasileiros. Por todas essas ações, chegou-se a especular uma possível candidatura a 2022, o que ela tem negado.
E Luiza Helena e a sua empresa passaram a mirar o livro em 2019. Ao perceber o declínio de Saraiva e Cultura, passou a investir na categoria, abrindo espaço em seu e-commerce. Mais tarde, reforçou o seu interesse no ramo com a aquisição da Estante Virtual, marketplace de livros novos e usados comprada pelo Magalu no início de 2020.

Por esse seu envolvimento, ela foi a convidada para estrear um novo projeto do PN, o Sabatina PublishNews, programa mensal que reunirá uma bancada sempre composta por editores, livreiros e jornalistas que sabatinarão uma personalidade. No centro dessa roda, Luiza Helena revelou que Pedro Bial está preparando a sua biografia a ser lançada em novembro pela Editora Gente. O Estadão e a Folha repercutiram a notícia. E não escapou de dar a sua opinião sobre a proposta de reforma tributária que prevê a incidência de alíquota de 12% inclusive sobre o livro. Rebatendo argumento do ministro Paulo Guedes, da Economia, e da Receita Federal, de que o brasileiro pobre não lê, Luiza Helena disse no programa: “Classes C e D compram livros e se não comprassem, teria que incentivar e não dificultar [o acesso]”.

Assuntos como a Lei do Preço Fixo e a privatização dos Correios também esteve na pauta da conversa que Luiza Helena teve com a jornalista Maria Fernanda Rodrigues (Estadão), a editora Raquel Cozer (HarperCollins) e a livreira Flávia Santos (Megafauna). O papo foi capitaneado por Talita Facchini, repórter do PublishNews. A escolha de uma bancada 100% feminina não foi em vão.

Luiza Helena, que está lendo o primeiro tomo de memórias de Barack Obama, revelou ainda que sonha em ter uma livraria física na sua rede de lojas. “Gostaria de ter uma livraria, com um café, para fazer lançamentos. Pode ser que isso aconteça”, disse. E por falar em lojas físicas, ela disse acreditar nesse canal. Em 2019, o Magalu abriu 140 novas unidades. Em 2020, mesmo com a pandemia, abriu 50 novos postos e promete outros 50 só no Rio de Janeiro, agora em 2021. Revelou que o grupo estuda a possibilidade de levar os livros para dentro desses espaços.

O primeiro episódio do Sabatina PublishNews contou com o apoio da Câmara Brasileira do Livro e da MVB/Metabooks.

Clique aqui para assistir ao programa.

 

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