Literatura para Todos supera expectativa de inscritos: interessados têm até 16 de março

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As inscrições do concurso Literatura para Todos terminam nesta quinta-feira, 16 de março. Até a véspera, o MEC já tinha registrado a inscrição de mais de 600 obras, superando a expectativa, que era de 500 ao todo. Serão selecionados livros de oito gêneros literários que receberão um prêmio de R$ 10 mil cada. A tiragem inicial será de 300 mil exemplares. 
 
Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o concurso é inovador para os escritores brasileiros, profissionais ou amadores, por criar um segmento específico, voltado a jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados. Com a distribuição dos livros, o objetivo é desenvolver o gosto deste público pela leitura e incentivá-lo a continuar os estudos em classes de educação de jovens e adultos (EJA). 
 
“Não há nada do gênero para esse segmento. A produção editorial brasileira ficou exclusivamente voltada para o leitor, aquele que já sabe ler, ou o neoleitor infantil”, explica o professor Tancredo Maia, coordenador-geral de Alfabetização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). 
 
As categorias são: conto ou novela, crônica, poesia, biografia ou relato de viagem, ensaio ou reportagem, textos da tradição oral, esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo ou cinema, quadrinhos e texto utilizando linguagem das tecnologias de informação e comunicação (e-mail, blog, comunidades virtuais, grupos de discussão etc). 
 
Para concorrer, a obra deverá ser inédita. O edital recomenda que os autores priorizem a leveza e a invenção poética, diferente dos textos didáticos utilizados em sala de aula. Entre 17 de março e 5 de abril, uma comissão de nove especialistas e escritores vai avaliar os livros e selecionar os oito melhores. A relação dos vencedores será divulgada em 5 de maio. 
 
Os interessados devem levar suas obras pessoalmente ao MEC ou enviá-las pelos Correios: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coordenação-geral de Alfabetização – Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 6º andar, CEP 70047-900, Brasília (DF).  
 

Menu de acessibilidade