Iniciativa das editoras Ática e Scipione leva propostas sobre educação ao futuro presidente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As editoras Ática e Scipione lançaram ontem um projeto inédito em todo o país, que tem como foco a melhoria da educação. “Reescrevendo a Educação: Propostas para um Brasil melhor“ reunirá, no portal www.reescrevendoaeducacao.com.br, artigos de nomes expressivos do país, para discussão de temas como Formação de Educadores, Analfabetismo Funcional, Alfabetização, Qualidade e Acesso na Educação Infantil, Universalização e Qualidade no Ensino Médio e Avaliação e Qualidade na Educação. O conteúdo produzido durante o projeto será entregue aos candidatos eleitos ao segundo turno da eleição presidencial ou ao presidente eleito, no caso de a eleição ser decidida no primeiro turno. O projeto tem o apoio da Fundação Victor Civita. 
 
Os artigos serão produzidos por uma lista de articulistas formada por Cláudio de Moura Castro, Cristovam Buarque, Gilson Schwartz, Guilherme Leal, Gustavo Ioschpe, Jorge Gerdau Johannpeter, Maria Malta Campos, Mario Sérgio Cortella, Paulo Renato de Souza, Telma Weisz e Vera Masagão, com conclusão dos trabalhos por Roberto Civita, presidente e editor do Grupo Abril. Os internautas, que deverão se cadastrar no portal, poderão contribuir com opiniões nos chats que serão agendados com os articulistas e no espaço dedicado aos debates. O objetivo, ao promover esse diálogo, é possibilitar que a sociedade legitime as propostas. 
 
De acordo com o diretor-geral das editoras, João Arinos, o projeto é uma oportunidade efetiva para que todo o país participe de um debate sobre um dos temas que sempre acompanham as prioridades dos candidatos a presidente. “Além de propor soluções para a questão educacional no Brasil, o projeto é um convite ao exercício da cidadania“, afirma Arinos. 
 
Cristovam Buarque, um dos articulistas do projeto, considera que a iniciativa será de fundamental importância para a boa gestão do próximo Governo Federal. “Se eu fosse presidente da república, adoraria receber um documento como o que será realizado a partir dos debates promovidos no site. É um valioso subsídio para mudar nossa realidade. E a educação é o caminho para que isso ocorra“, explica. 
 
Já Vera Masagão, que também vai expor suas idéias no site, destaca a qualificação das discussões sobre a educação. “Se fala muito sobre o tema no Brasil, mas quase nada é concreto. O projeto deve levar ao conhecimento da sociedade quais são os problemas reais e criar condições para a melhoria do ensino“. 

Menu de acessibilidade