Mídias alternativas como combate a pirataria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ameaçadas pelas cópias reprográficas ilícitas nas universidades, a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) e a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) estão juntas em um projeto que visa oferecer outras alternativas para aquisição, de forma lícita, de conteúdo acadêmico pelos estudantes. É a Plataforma Eletrônica de Venda de Conteúdo.  
 
Segundo um informativo enviado pelas duas associações: “O nível de urgência de tal iniciativa já era crescente não somente pelo desenvolvimento das novas tecnologias/mídias, em especial a Internet, mas também pela demanda que era imposta às editoras de livros universitários”. Vencidas pela prática da cópia nos centros acadêmicos, as duas associações resolveram seguir o velho ditado popular: “se você não pode vencê-los, una-se a eles”.  
 
A Plataforma Eletrônica de Venda de Conteúdo, que já teve a adesão e suporte financeiro das principais editoras acadêmicas brasileiras, tem como objetivo legalizar a prática da cópia, assim como já aconteceu com o mercado da música ao comercializar músicas pela Internet. E a estimativa das associações é de que o processo se torne acessível já no próximo semestre letivo. No entanto, a viabilização do investimento não depende apenas do investimento ou da parte técnica envolvida já em andamento, mas também da adaptação do modelo de negócios das editoras para a venda de seu conteúdo através desta nova mídia. Por essa razão, está sendo convocada uma reunião com todas as editoras para que as questões envolvidas possam ser discutidas.  
 
As reuniões estão marcadas para as seguintes datas: Dia 18 de abril, terça-feira, às 10h, na sede da CBL – Câmara Brasileira do Livro – em São Paulo Dia 19 de abril, quarta-feira, às 14h, na Sede do SNEL – Sindicato Nacional de Editores de Livros – na cidade do Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e por isso é preciso confirmar a participação através dos telefones (11) 5052-5965 ou (21) 2215 6058 ou ainda pelo e-mail abdr@abdr.org.br.

Menu de acessibilidade