Programas da TV Escola debatem livro didático

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Discutir o papel do livro didático e possibilitar que professores de 1ª a 4ª séries revejam e construam práticas pedagógicas de produção e reprodução por meio dos 155 mil guias do Livro Didático que serão entregues pelo Ministério da Educação a 131 mil escolas públicas de ensino fundamental do país em junho. 
 
Esses são os principais objetivos da série O Livro Didático em Questão, que irá ao ar nesta semana no programa Salto para o Futuro, da TV Escola. Durante cinco programas, a série, que receberá pesquisadores, professores e alunos, orientará os professores para a escolha do livro e a utilização de materiais didáticos, contribuindo para a melhor utilização nas escolas do país. 
 
Os programas serão distribuídos por disciplinas. O primeiro, que vai ao ar nesta segunda-feira, 8, levanta questões referentes ao livro de ciências e abordará a importância do material didático na escola, com estímulo do estudante-pesquisador e das feiras de ciências. No segundo programa, nesta terça-feira, 9, serão apresentadas as funções do livro didático de matemática e o papel do ensino dessa disciplina na formação de alunos. 
 
No terceiro programa será debatido o livro de geografia. Os participantes discutirão critérios adotados na avaliação do livro e adequação dele à escola e ao professor. Na quinta-feira, 11, a série continua com discussões sobre o livro de história. Serão apresentadas experiências em sala de aula com os livros didáticos. No quinto programa, na sexta-feira, 12, o tema será o livro de língua portuguesa. Serão apresentados os modos de se relacionar, de usar e escolher o livro didático. Também será analisado o Guia do Livro Didático como instrumento para orientar os professores. 
 
Grupos – Para a coordenadora de Avaliação de Materiais Didáticos, Jane Cristina da Silva, o guia é importante para atender às necessidades dos alunos e para que os professores possam exercer melhor a função. “É importante que as escolas façam grupos para assistir e discutir o assunto para que o trabalho seja feito com autonomia pelos professores”, explica. 
 
A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV), 4 (Tecsat) e antena parabólica analógica e digital. Os horários dos cinco programas estão na página eletrônica da TV Escola, bem como as grades da próxima semana e do mês. 
 

Menu de acessibilidade